segunda-feira, 10 de junho de 2013

LIDAR COM RELACIONAMENTOS DESARMONIOSOS (1ª PARTE)

"A lei básica para um comportamento humano correto é a autorreforma. Sempre que houver qualquer dificuldade no nosso relacionamento com amigos ou familiares, deveríamos interiormente nos censurar por nos termos colocado numa situação desagradável, tentando sair dela o mais rápido e elegantemente possível. É inútil agravar o problema reprovando os outros, com gritos, falta de amabilidade e cortesia, mesmo quando acharmos que a culpa é deles. Aos entes queridos que sejam geniosos, podemos ensinar a corrigirem suas falhas dando-lhes um bom exemplo, e isso é cem vezes melhor do que utilizar palavras ásperas ou presunçosas.

Quando há um conflito, pelo menos duas partes estão envolvidas. Portanto, não há briga se você se recusa a dela participar. Se alguém se dirigir a você numa linguagem agressiva, guarde silêncio ou diga: "Desculpe-me se fiz algo que o ofendeu" e então permaneça calado.

O homem espiritualizado vence a ira com a calma, extingue querelas com o silêncio, dispersa a desarmonia com palavras suaves e envergonha a descortesia mostrando consideração para com os outros. Não existe ação mais libertadora do que sinceramente oferecer às pessoas gentileza em resposta a grosseria.

Nunca seja mesquinho. Não alimente ressentimentos contra quem quer que seja. Prefiro pecadores de bom coração às chamadas pessoas boas que sejam intolerantes e destituídas de compaixão. Ser espiritualizado é ter mente aberta, compreender e perdoar, e ser amigo de todos. (...)"

(Paramahansa Yogananda - Onde Existe Luz - Self-Realization Fellowship - p. 130/132)


Nenhum comentário:

Postar um comentário