"A palavra Jñᾱna
deriva da raiz sânscrita ‘jñᾱ’, que significa conhecimento, discernimento e o
seu ideal é a realização da Verdade Absoluta. É conhecido como o caminho do
conhecimento que conduz à sabedoria. É despertar o conhecimento que seja capaz
de extinguir a causa principal do sofrimento, a ignorância (avidyᾱ). Este conhecimento não é apenas
um conhecimento comum da natureza das coisas, mas sim o conhecimento metafísico
sobre a real natureza do espírito. O principal objetivo é demonstrar que o
sujeito e o objeto tão, separados, são apenas duas expressões de um Ser ou
Substância Absoluta. Desta forma, a Consciência Absoluta (Brahman) e a Consciência individual (Ᾱtmᾱ), Deus e o homem, o
Criador e o criado, são apenas manifestações diferentes de uma Realidade
Universal (Brahman). A máxima na
tradição do Vedᾱnta é que Brahman é Ᾱtmᾱ e Ᾱtmᾱ é Brahman.
Este caminho
está totalmente baseado no sistema não-dualista (advaita) do Vedᾱnta, cujos textos autorizados abordam a
investigação profunda sobre a natureza do Ser (Ᾱtmᾱ) e do não ser (Ᾱnatmᾱ) e
seu principal objetivo é libertar o homem da escravidão da ignorância (avidyᾱ). "
(Maria Laura
Garcia Packer - a Senda do Yoga - Ed. Teosófica, Brasília - p.32)
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