"O Upanixade Kena
diz que a chegada de Brahman é
como um ‘piscar de olho’. A revelação de Brahman
é instantânea, tão súbita e rápida como um piscar de olho. A experiência de
Brahman é momentânea, mas esse
momento tem a riqueza de uma Eternidade. Brahman
ou Realidade pode ser experienciado de momento a momento. Qualquer desejo de
estender o momento significaria trazer a percepção de Brahman para o processo do tempo. Mas como pode o Transcendente ser
percebido na região do Tempo? Somente no momento atemporal é que Brahman pode ser conhecido. Isso
significa que para a experiência de Brahman
precisamos descartar viver no processo do tempo? As atividades do dia a dia
do homem precisam estar no processo do tempo. Mas aquele que obteve um vislumbre
momentâneo de Brahman no momento
atemporal retorna ao processo do tempo com um sentido de êxtase. Ele preenche o
processo do tempo com esse êxtase. Ele não é mais a mesma pessoa. Ele traz para
o processo do tempo a fragrância do Atemporal. Embora Brahman chegue como um flash
de luz, tal é o brilho desse flash
que ilumina toda a existência do homem.
O Upanixade Kena
diz que Brahman é Tadvanam – o que
significa o Bem amado de todos. E como adoramos o Bem Amado? Certamente através
do Amor. O Upanixade Kena diz que
somente a adoração do Amor nos conduz à experiência de Brahman. Somente quando a consciência humana está repleta de amor é
que ela experiência a chegada de Brahman."
(Rohit Mehta - O
chamado dos Upanixades – Ed. Teosófica, Brasília, 2003, p. 48)
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