segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O PRINCÍPIO DO MENTALISMO

'O TODO é MENTE; o Universo é mental'
(O Caibalion)

"Este Princípio contém a verdade que Tudo é Mente. Explica que o TODO (que é a realidade substancial que se oculta em todas as manifestações e aparências que conhecemos sob o nome de Universo Material, Fenômenos da Vida, Matéria, energia, numa palavra, sob tudo o que tem aparência aos nossos sentidos materiais) é ESPÍRITO, é INCOGNOSCÍVEL e INDEFINÍVEL em si mesmo, mas pode ser considerado como uma mente VIVENTE INFINITA E UNIVERSAL. Ensina também que todo o mundo fenomenal ou universo é simplesmente uma Criação mental do TODO, em cuja Mente vivemos, movemos e temos a nossa existência. Este princípio, estabelecendo a Natureza Mental do Universo, explica todos os fenômenos mentais e psíquicos que ocupam grande parte da atenção pública, e que, sem tal explicação, seriam ininteligíveis e desafinariam o exame científico. A compreensão deste Princípio hermético do Mentalismo habilita o indivíduo a abarcar prontamente as leis do Universo Mental e aplicar o mesmo Princípio para a sua felicidade e adiantamento. O estudante hermetista ainda não sabe aplicar inteligentemente a grande Lei Mental, apesar de empregá-la de maneira casual.

Com a Chave-Mestra em seu poder, o estudante poderá abrir as diversas portas do templo psíquico e mental do conhecimento e entrar por elas livre e inteligentemente. Este Princípio explica a verdadeira natureza da Força, da Energia e da Matéria, como e por que todas elas são subordinadas ao Domínio da Mente. (...) Sem esta Chave-Mestra, o domínio é impossível, e o estudante baterá em vão nas diversas portas do Templo."

(Três Iniciados - O Caibalion: estudo da filosofia hermética do antigo Egito e da Grécia – Ed. Pensamento, 2006, São Paulo - p. 13/19)


Nenhum comentário:

Postar um comentário