"Religião é questão de fundamentos. Se nossa motivação fundamental é a procura da Bem aventurança ou felicidade, se não há um só ato, um só momento de nossa vida que não esteja definitivamente determinado por esse motivo final, não deveríamos considerar que esse anseio é a mais profunda e arraigada motivação da natureza humana? E o que pode ser a religião se ela não se encontra entrelaçada de alguma maneira com o anseio mais profundamente arraigado da natureza humana? Se há de ter algum valor existencial, a religião precisa estar alicerçada em algum instinto ou anelo vital. Esse é um postulado a priori sobre o qual se baseia o conceito de religião exposto neste livro.
Alguém poderia argumentar que, ao lado do anseio pela felicidade, existem muitos outros instintos humanos (o instinto gregário, o instinto de autoconservação, etc.). Por que não deveríamos interpretar a religião também à luz desses outros instintos? A resposta é que esses instintos ou são expressões secundárias do instinto de buscar a felicidade ou já estão indissoluvelmente ligados a ele para afetar de maneira substancial nossa interpretação da religião.
Voltemos mais uma vez ao argumento anterior: aquilo que é universal e mais necessário ao homem é religião para ele. Se não for assim, o que então pode ser? Naturalmente, o que é apenas acidental e variável não pode ser. Se procuramos fazer do dinheiro a única coisa da vida que requeira nossa atenção, o dinheiro então se converte em nossa religião - 'nosso deus é o dólar'. Seja qual for a motivação predominante de nossa existência, essa é a nossa religião.
Deixemos de lado aqui as interpretações ortodoxas, porquanto são os princípios em que se baseiam nossas ações e não nosso credo intelectual dogmático ou nossa observância de cerimônias que determinam qual é a nossa religião, sem a necessidade de a anunciarmos pessoalmente. Não precisamos esperar que o teólogo ou o sacerdote nos revelem o nome da seita ou da religião a que pertencemos - nossos princípios e ações têm milhões de línguas para proclama-la a nós mesmos e aos outros.
A parte importante disso é que por trás das coisas que cultuamos com exclusividade cega está sempre um motivo fundamental. Quer dizer, se fazemos do dinheiro, do trabalho ou da obtenção das coisas da vida, necessárias ou supérfluas, o motivo e o fim último de nossa existência, ainda assim, por trás de nossas ações permanece um motivo mais profundo: procuramos tais coisas para banir a dor e obter a felicidade. Esse motivo fundamental é a verdadeira religião da humanidade; outros motivos secundários formam as pseudorreligiões. Por não ser a religião concebida de maneira universal, ela é relegada às nuvens ou considerada por muitos como uma diversão elegante para senhoras, idosos e fracos."
Imagem: Pinterest

Nenhum comentário:
Postar um comentário