sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

OS MUNDOS INTERNO E EXTERNO


“Este mundo não é o mesmo para todas as pessoas. Cada uma vive em seu próprio dominiozinho. (...) A paz e a harmonia podem reinar no mundo de uma pessoa, e o conflito e a guerra no de outro. Mas quaisquer que sejam as circunstâncias do ambiente de alguém, ele consiste tanto de um mundo interior quanto de um mundo exterior. O mundo exterior é aquele em que a vida se empenha na ação e na interação. O seu mundo interior é que determina sua felicidade ou infelicidade.

Viver neste mundo sem paz mental é morar em uma espécie de inferno. Mas o homem de percepções divinas considera a Terra um lar de bem-aventurança.

Apenas os que participam da harmonia de sua alma conhecem a harmonia que permeia toda a natureza. Quem não tiver essa harmonia interior também sentirá falta dela no mundo. A mente que está no caos encontra o caos à sua volta. (...) Mas aquele que tem paz interior pode permanecer nesse estado mesmo em meio às discórdias externas.

Acalme a inquietude mental que flui para o exterior e volte a mente para o interior. Harmonize seus pensamentos e desejos com as realidades que você já possui na alma e que tudo realizam. Então você verá a harmonia subjacente à sua vida e a toda a natureza. Se você harmonizar suas esperanças e expectativas com essa harmonia intrínseca, planará pela vida com asas radiantes de paz. (...)”

(Paramahansa Yogananda – Paz Interior - Ed. Self-Realization Fellowship – p. 15/16)


Nenhum comentário:

Postar um comentário