sábado, 10 de maio de 2014

ENTREGUEM-SE A DEUS

"Sri Ramakrishna costumava dizer que o homem certamente alcançará Deus se possuir este três tipos de sentimento em grande intensidade: o amor que uma verdadeira esposa sente por seu marido, a atração do homem comum pelo mundo e o apego do avaro por suas riquezas. Isto significa que a mente deve ter foco único e ser completamente livre de desejos, exceto o desejo de conhecer e amar Deus. Sri Krishna declara no Bhagavad Gita:

Entregue todos os deveres a Mim, seu refúgio. Nada tema, pois Eu o salvarei do pecado e da escravidão. (Cap. 18, verso 66) Grifo nosso.

Entregue-se a Deus de todo coração. Busque refúgio em Deus. Ore incessantemente com o coração puro e sincero e repita: 'Ó Senhor, não sei discernir o que é bom para mim e o que não é. Dependo inteiramente de Ti. Conceda-me o que eu mais preciso para a vida espiritual. Conduza-me pelo caminho que me levará ao bem maior. Dê-me fé e força constantes para que eu possa recordar e meditar em Ti.'

Não é fácil dedicar-se de corpo e alma a Deus. Muitas pessoas vangloriam-se dizendo: 'Sou uma pessoa totalmente entregue a Deus e faço apenas o que Ele me diz para fazer.' Se observarmos suas vidas, porém, constataremos que as coisas são completamente diferentes. Pelo bem que fazem, reclamam para si o crédito e ostentam suas conquistas; mas quando os problemas e adversidades chegam, rebelam-se e jogam a culpa pelo desastre em Deus.

Julgamos os homens por suas ações. Deus, porém, consegue enxergar suas mentes em profundidade. Estejam certos de uma coisa: Deus revela-Se para aquele que ora com sinceridade no coração. Sejam puros de coração e façam com que suas palavras sejam sempre a expressão exata de seus pensamentos. (...)"

(Swami Prabhavananda e Swami Vijoyananda - O Eterno Companheiro - Ed. Vedanta, São Paulo - p. 229/230)
www.vedanta.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário