Vemos diferenças em toda a parte na natureza. As diferenças
que existem na natureza das coisas no campo da matéria são refletidas no campo
da mente e das emoções e ali geram reações, enquanto ainda se encontram em um
estado de inconsciência. O Gitᾱ fala
da liberdade dessas reações que são prazeres e desprazeres, paixões, avidez,
ódio e inveja. Quando as reações cessam de existir, há um espírito de igualdade
no coração das pessoas, boa-vontade comum, preocupação e consideração em
relação a todos, o elevado e o usual, o simples e o erudito e assim por diante.
A natureza em que se manifesta esta mesma atitude é a natureza verdadeiramente
espiritual. (...)
Pode parecer paradoxal que um estado de liberdade
possa conter dentro de si o segredo da correção absoluta, bem como a perfeição.
Isto ocorre assim porque compreendemos a liberdade em um sentido que não é
liberdade real, uma condição que não está sujeita à atração ou repulsão. Nesta
condição, a ação está de acordo com uma lei inata que em um indivíduo é a lei
do seu ser. É uma lei que, entre os componentes daquele ser, sempre mantém um estado
de harmonia. O nosso conceito de perfeição também incorpora, de forma
consciente ou inconsciente, essa harmonia que é a manifestação de uma unidade
na diversidade."
(N. Sri Ram - Em
busca da Sabedoria – Ed. Teosófica, Brasília, 1991 - p.32/39)
Nenhum comentário:
Postar um comentário