OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


sábado, 14 de dezembro de 2013

SEM COMUNICAÇÃO, AUMENTA A INCOMPREENSÃO (1ª PARTE)

"Quando alguém não nos compreende e fica zangado, nada que possamos dizer irá esclarecê-lo, seja como for,enquanto ele estiver sob a influência da emoção. É melhor esperar até que nosso suposto antagonista esteja calmo e procurar comunicar-se depois. Quando as pessoas param de se comunicar, surge o mal-entendido. Enquanto houver comunicação - não discussão acalorada, mas debates sem preconceitos - haverá esperança de se cultivar a compreensão e a harmonia.

É importante nunca ter a mente fechada. Nosso gurudeva, Paramahansa Yogananda, não a tolerava naqueles que buscavam seu treinamento. Quem quer que desejasse ficar perto dele tinha de manter-se imparcial, tornar-se um ser humano razoável.

Ao procurar nos comunicar com os outros, devemos sempre prestar atenção aos nossos motivos. Se, sob o disfarce de buscar compreensão, nossa verdadeira intenção é impor, goela abaixo, nossas próprias ideias aos outros, nosso motivo é impuro e, portanto, errado. Devemos sempre fazer um esforço sincero para compreender os outros, deixando de lado, momentaneamente, nosso próprio ponto de vista de modo a nos identificarmos com o pensamento da outra pessoa. Temos que fazer isso se queremos nos comunicar com os outros com êxito. Se estamos buscando a verdade, não uma simples justificativa para nossas próprias convicções, precisamos estar aptos para esquecer, por ora, o que achamos que está correto e ver o assunto com os olhos da outra pessoa. Deixemos que ela se expresse. Depois, tendo ouvido o lado dela e tendo-o analisado imparcialmente conforme seu ponto de vista, podemos apresentar nossa visão. Em outras palavras, haverá uma franca troca de ideias. Os dois lados, portanto, podem ver que erraram em sua opinião e que a verdade se situa em algum lugar entre as posições contrárias. (...)"

(Sri Daya Mata - Só o Amor - Self-Realization Fellowship - p. 46/47)


Nenhum comentário:

Postar um comentário