OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


sexta-feira, 2 de setembro de 2016

NOS SÁBIOS NÃO EXISTE APEGO

"Se firzermos a pergunta 'quem está apegado à ação e a quem pertence a ação sem apego', a resposta que poderá surgir na nossa mente é que os ignorantes estão apegados às suas ações e os sábios vivem desapegados. 

Tentemos entender o verdadeiro significado da afirmação nos sábios não existe apego, dividindo-a em duas partes. Em primeiro lugar, para compreendermos quem é o sábio e, depois, para compreendermos o processo de apego. Consideremos a primeira parte, isto é, quem é sábio? Poder-se-á responder que, entre as espécies da terra, a espécie humana é a que é sábia.

O nome científico do homem é homo sapiens; homo é o nome do gênero que significa 'homem' e sapiens o nome da espécie que significa 'sábio'. Assim, homo sapiens quer dizer 'homem sábio'. É fácil sermos denominados sábios, mas não tão fácil agir sabiamente. Agir de modo sábio significa trazer valores elevados para a vida."

(C.A. Shinde - Nos sábios não existe apego - TheoSophia - Ano 101 - Janeiro/Fevereiro/Março de 2012 - Pub. da Sociedade Teosófica no Brasil - p. 13)


Nenhum comentário:

Postar um comentário