OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


segunda-feira, 11 de março de 2013

O CORPO É APENAS UMA CAPA SOBRE A ALMA

"O corpo é, realmente, nada mais que uma capa sobre a alma. Se o casaco de uma pessoa fica ruço e rasgado, ela normalmente não se aflige com isso, mas o conserta ou troca por outro. Nunca permita que a consciência se identifique com o agasalho corporal que a alma está usando temporariamente.

Pessoas que não compreendem os caminhos de Deus muitas vezes tem a noção de que a perfeição espiritual significa também a perfeição do corpo - que o corpo de uma pessoa que está em sintonia com Deus não estará sujeito a doença física. Tolice! Uma pessoa que persiste nessa ideia está ela mesma apegada à forma física; o corpo é demasiado importante para ela. Não estou dizendo que não se deva dar ao corpo um cuidado razoável. Sri Yukteswar dizia: "Por que não atira um osso ao cão?" Dê ao corpo o que ele necessita, e depois esqueça-o. E Cristo disse: "Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo vosso corpo, sobre o que vestireis. (...) Vosso Pai sabe que haveis mister delas."

A questão é que nenhum homem mortal terá permissão de viver em sua forma física eternamente, não importa o quanto ele cuide bem do corpo. Assim, por que concentrar tanta atenção em algo temporal? Preocupa-se com o cuidado do corpo, ou dar-lhe primazia a ponto de excluir o sustento da alma, é um erro espiritual. Deus permite que a doença e as imperfeições visitem o corpo para nos despertar - pelo sofrimento, se for necessário - para o entendimento de que, como Seus filhos, não somos este corpo mortal e que este mundo não é nosso lar. Somos alma imortal, e nosso lar está em Deus.

Ao ressaltar a virtude da entrega, não convém ignorar o lugar e o valor da oração e da afirmação. A entrega ideal demonstrada por Paramahansa Yogananda seria de fato uma elevada aspiração para a pessoa comum, porque junto se baseia na perfeita compreensão espiritual da vontade divina e na sintonia com ela. Esse devoto sabe quando e como suportar os problemas e quando conformar-se em sofrê-los."

(Sri Daya Mata - Só o Amor - Self-Realization Fellowship - p. 104/105)


Nenhum comentário:

Postar um comentário