OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


domingo, 24 de março de 2013

A ATITUDE CORRETA EM RELAÇÃO A ERROS PASSADOS (1ª PARTE)

"Evite ruminar as coisas erradas que você tenha feito. Elas não pertencem mais a você. Que sejam esquecidas. É a atenção que cria os hábitos e a memória. Assim que você coloca a agulha sobre um disco fonográfico, ele começa a tocar. A atenção é a agulha que toca o disco das ações passadas. Portanto, você não deve pôr sua atenção nas más ações. Por que continuar sofrendo com as ações insensatas do seu passado? Expulse de sua mente a lembrança delas, e tome o cuidado de não repeti-las de novo. 

Talvez você esteja preocupado com os erros que cometeu, mas Deus não está. O que passou, passou. Você é filho Dele, e qualquer que tenha sido o seu erro, aconteceu porque não O conhecia. Deus não o acusa pelo mal praticado sob a influência da ignorância. Tudo o que Ele pede é que você não repita suas ações erradas. Ele só quer descobrir se você é ou não sincero na sua intenção de ser bom.

""Esqueça o passado" [dizia Sri Yukteswar]. "As vidas pregressas de todos os homens estão manchadas por muitos atos vergonhosos. A conduta humana jamais será confiável enquanto o homem não se ancorar no Divino. Tudo melhorará no futuro se você estiver fazendo um esforço espiritual agora."

Não se considere um pecador. Você é um filho do Pai Celestial. Não importa que você seja o maior dos pecadores, esqueça isso. Se você decidiu ser bom, então já não é mais um pecador. (...) Comece a partir do zero e diga: "Eu sempre fui bom; apenas sonhava que era mau". Isso é verdade: o mal é um pesadelo e não pertence à alma.

Mesmo que seus erros sejam mais profundos que o oceano, a própria alma não pode ser engolfada por eles. Adote uma determinação inquebrantável de progredir no seu caminho, sem as travas dos pensamentos limitadores em seus erros passados.

Você é uma centelha da Chama Eterna. Você pode ocultar a centelha, mas jamais poderá destruí-la. (...)"

(Paramahansa Yogananda - Onde Existe Luz - Self-Realization Fellowship - p. 104/106)


Nenhum comentário:

Postar um comentário