OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


quarta-feira, 6 de novembro de 2013

EM UNIÃO COM DEUS, SAIBA QUE A VIDA É UM SONHO

"Viva na consciência do Espírito, na unidade com Deus em que você sabe que a vida é um sonho. É muito fácil, se você se esforçar. Quando o sofrimento chega, é mais difícil desligar a consciência da identificação com o corpo; portanto, seja sábio e faça o esforço agora, enquanto tem força e saúde.

Desejos materiais tiram o desejo pelo Infinito. Quase todos os dias, alguém me diz que preciso disso ou daquilo. Parece-me ridículo, porque sei que milhares de pessoas não têm o que me dizem que eu 'preciso'. Se milhares não precisam, por que eu deveria precisar? A única necessidade real é Deus; não há outra necessidade. Não se apegue a bens, música, livros, alimento ou qualquer outro prazer sensório. Em Deus você tem a vida eterna. Conscientize-se desta grande verdade; do contrário, seus compromissos na vida assumirão o comando e você morrerá ainda escravizado por eles. Se estabeleceu sua unidade com Ele, não será forçado a voltar a esta terra de sonho. Estará livre para ir e vir, quando quiser,¹³ para servir a Deus em Seus filhos na terra.

Se viver na alegria de Deus, não saberá o que é a morte. Você não alcança esse estado quando reza mecanicamente. Absorva-se por inteiro em sua oração, com a fé em que Deus está ouvindo. Se orar a Deus desse modo, fervorosa e amorosamente, Ele virá a você a qualquer momento."

¹³ A doutrina da reencarnação oferece a única explicação plausível para as aparentes injustiças nas desigualdades entre os homens - todos filhos amados de Deus. A alma, toda perfeita e sempre perfeita, é compelida, pela lei da evolução, a encarnar repetidamente, em vidas progressivamente mais elevadas - retardando-se por más ações e desejos, e acelerando-se por esforços espirituais - até atingir a Autorrealização e união com Deus. Transcendida, então, a ilusão do Senhor, a alma está livre para sempre. "Com os pensamentos imersos Nisso (o Espírito), suas almas unidas ao Espírito, toda a sua lealdade e devoção oferecidas ao Espírito, purificados da venenosa ilusão do antídoto da sabedoria - tais homens alcançam o estado de não retorno" (Bhagavad Gita V:17). Na Bíblia, igualmente, está escrito: "A quem vencer, eu o farei coluna no templo de meu Deus, e dali não mais sairá" (Apocalipse 3:12). Uma alma que retorna à terra após a libertação, encarna-se por sua livre e espontânea vontade como um mestre, para ajudar a libertar outros. Esses retornos voluntários denominam-se vyutthana, regresso à vida terrena depois que maya deixou de cegar. Tais encarnações são raras em qualquer época.

(Paramahansa Yogananda - A Eterna Busca do Homem - Self-Realization Fellowship - p. 32)


Nenhum comentário:

Postar um comentário