OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


terça-feira, 5 de novembro de 2013

CONHECIMENTO É PODER

"Quando o raciocínio e a mente pensante são aplicados a questões como: ‘Será tudo impermanente ou haverá algo infinito, eterno?’ e ‘Qual é a relação de um insignificante ser humano mortal com o vasto universo infinito?’, entramos, então, no campo da filosofia. O ser humano criou, ou reconheceu, muitas filosofias diferentes. Isso também é parte do nosso mundo, deve-se ao poder pensante do homem, à sua observação, análise, inferência, conceitualização e ao seu raciocínio.

Mas existem subprodutos. Vivemos num estágio de conforto e conhecimento relativamente avançado, mas também vivemos num mundo muito mau. Talvez o mundo seja hoje mais perverso do que já foi algum dia. Isso também se deve à mente pensante, capaz de criar métodos de ferir os outros, capaz de crueldade e destruição, ganância e exploração.

Todo progresso aumenta o poder. Dizem que ‘conhecimento é poder’. Aumentar o conhecimento é dar uma ilusão de poder cada vez maior ao ser humano. Grande parte da destruição da natureza está baseada no nosso senso de poder e de orgulho. Esse equívoco se reflete nos desastres ambientais, na engenharia genética e na crueldade a que são submetidos os animais em laboratórios. O mesmo pode-se dizer em relação à violência contra pessoas indefesas, como prisioneiros, mulheres ou crianças.

Outra coisa a ser notada é que o poder de pensar, em todos os seus diferentes aspectos, desenvolveu-se tanto que outras faculdades foram suprimidas. (...) Nossos sentidos – audição, paladar, até mesmo a observação – perderam poder, enquanto a capacidade mental continua a crescer.

No pensamento indiano, talvez em todo o pensamento oriental, dizia-se que a capacidade pensante é apenas um aspecto da mente, que funciona em toda parte na natureza. Mas a fixação em pensar melhor é tão grande que ignoramos todas as outras possibilidades da nossa consciência e do nosso ser."

(Radha Burnier - A mente e o Pensamento - Revista Sophia, Ano 6, nº 23 - Pub. da Ed. Teosófica, Brasília -  p. 9)
www.revistasophia.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário