OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


quinta-feira, 7 de novembro de 2013

A MULTIPLICIDADE NA VIDA

"A essência do amor se manifesta no cuidado de preservar a multiplicidade percebendo a maravilhosa interdependência das partes que constituem o todo, e cooperar harmoniosamente com sua evolução para uma mais magnífica expressão da Vida. Cuidar de quem é diferente de nós é altruísmo; é a essência do amor universal. De fato, cuidar apenas do que é semelhante a nós é demasiado fácil, e com frequência é a causa de injustiça em relação ao que é diferente, devido à falta de uma percepção mais abrangente e universal. Assim, a verdadeira essência do amor é ser capaz de perceber a unidade além da multiplicidade, é ser capaz de perceber a semelhança além das diferenças, ou como frequente dizia G. S. Arundale: ‘Juntos diferentemente’.

Portanto, para preservar a riqueza de nosso tesouro, que são as diversas cores de nosso arco-íris, nós precisamos descobrir esta percepção da unidade subjacente na multiplicidade, e esta unidade oculta é a essência do amor, conforme Annie Besant escreveu em inesquecíveis palavras inspiradas:

            ‘Oh Vida Oculta, que vibras em cada átomo;
            Oh Luz Oculta, que brilhas em cada criatura;
            Oh Amor Oculto, que tudo abranges na Unidade;
            Possa todo aquele que se sente uno Contigo,
            Saber que ele é, por isso mesmo, uno com todos os outros.’"

(Ricardo Lindemann - Muitas Cores Formam o Arco-Íris - Revista TheoSophia, ano 95, outubro/novembro/dezembro 2006, Sociedade Teosófica no Brasil)


Nenhum comentário:

Postar um comentário