OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


domingo, 10 de novembro de 2013

O EQUILÍBRIO NO CAMINHO ESPIRITUAL (PARTE FINAL)

"(...) Para entender o que significa o esforço correto no caminho espiritual é interessante ouvir o que Patañjali fala sobre a postura na meditação, ensinando o que vale também para a vida. Na segunda seção dos Yoga-Sutras temos: ‘46. A postura deve ser firme e relaxada. 47. Deve ser conquistada por meio de um estado de passividade alerta. 48. É aquele estado onde não há atração de opostos.’

Nos livros que comentam os sutras, essa atitude é ilustrada com a imagem da serpente Ananta, da mitologia hindu. Ananta é uma serpente gigante que vive nos espaço e sustenta a Terra em sua cabeça, mantendo-a em sua órbita. Naturalmente a Terra é muito pesada, mas a serpente consegue manter o equilíbrio perfeito, graças à sua postura de perfeita firmeza e relaxamento.

Da mesma forma, as pessoas que carregam grandes vasos na cabeça os mantêm equilibrados, num estado de alerta, firmeza e relaxamento. Se houver tensão e agitação, se a pessoa sentir essa ação como uma tortura, o vaso cai. Patañjali deixa claro que a postura no caminho espiritual deve ser essa. A prática espiritual cheia de tensão e ansiedade está fadada ao fracasso, pois o estresse é incompatível com a espiritualidade.

Porém devemos saber que o relaxamento sem firmeza também derruba o vaso. Isso acontece quando cedemos à preguiça e ao comodismo. O equilíbrio é o fio da navalha, que exige vigilância constante; as forças mecânicas da natureza humana fazem com que estejamos oscilando entre estados opostos de agitação e torpor. O equilíbrio se conquista com a plena atenção."

(Cristiane Szynwelski - O Caminho do Equilíbrio Perfeito - Revista Sophia, Ano 3, nº 10 - p. 30/32)


Nenhum comentário:

Postar um comentário