OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


domingo, 6 de março de 2016

O HOMEM PODE DOMINAR AS CIRCUNSTÂNCIAS

"Há necessidade de ser adiantado aqui o princípio da modificação do carma pelas ações intermediárias executadas antes que as causas tenham tido tempo de produzir plenamente seus efeitos. Quaisquer que sejam as ações de alguém no passado - boas ou más em vários graus -, as reações que produzem não devem ser consideradas como um destino inescapável ou um peso morto para o qual não há alívio. Tanto os indivíduos como as nações, por intermédio de suas ações subsequentes, estão constantemente modificando a operação da lei sobre si mesmos. Desse modo, nem indivíduos nem nações estão imobilizados por suas ações passadas. Nem tudo está irrevogavelmente destinado. O homem pode controlar as circunstâncias e fazer de cada experiência uma oportunidade para um reconfortante começo, não importa quanto o passado possa pesar sobre ele. Pode superar o domínio da lei aprendendo a trabalhar com ela.

A lei civil é um inimigo para o criminoso porque ela o reprime, restringindo a expressão de suas tendências criminosas. Para o bom cidadão, entretanto, a mesma lei é uma garantia de segurança; não é um inimigo, mas um amigo; não é uma fonte de restrição, mas um preservador da liberdade. Essa também é a verdade da lei universal de causa e efeito. Para a pessoa egoísta, sem lei e cruel, ela traz castigo, retribuição na forma de uma reação apropriada para cada ação que produz sofrimento. Para as pessoas bondosas, cumpridoras da lei e altruístas, a lei confere saúde, felicidade e liberdade. Outrossim, cada ação útil, executada antes que os seus efeitos tenham tido tempo de se concretizar, reduz e pode mesmo neutralizar as adversidades iminentes. Resumidamente, tal é o princípio da modificação do carma humano. Há, desse modo, uma alquimia espiritual por meio da qual os infortúnios que resultam de ações motivadas pelo egoísmo podem ser diminuídos ou mesmo anulados. Essa alquimia é realizada pelo autopurificação, autodisciplina e execução de obras motivadas pelo amor universal não possessivo."

(Geoffrey Hodson - A Sabedoria Oculta na Bíblia Sagrada - Ed. Teosófica, Brasília, 2007 - p. 58/59)

Nenhum comentário:

Postar um comentário