"A maioria dos sorrisos nasce de emoções felizes por se ter feito o bem, ou por sentir simpatia, amor, bondade ou compaixão. Entretanto, a maneira mais maravilhosa de sorrir é preencher o coração com o amor de Deus. Então, você conseguirá amar a todos; sorrirá o tempo todo. Todos os outros tipos de sorrisos são efêmeros, porque as emoções tremeluzem e morrem, por melhores que sejam. Só o que perdura é a alegria de Deus. Quando a tem, você consegue sorrir o tempo todo. Senão, quando sentir compaixão por alguém e esse retribuir sua bondade com uma bofetada, você não conseguirá mais ter misericórdia dele.
Conheci um homem que deu mostras de grande aflição quando a esposa morreu. Mas vi através da emotividade. 'Você se casará de novo em um mês', eu disse. Ele ficou tão zangado que não quis me ver mais, mas a verdade é que se casou de novo um mês depois. Pensava que seu amor pela primeira esposa era enorme. mas veja com que rapidez a esqueceu.
Nunca esquecerei da lição dada por meu guru. Sri Yukteswarji, ao contar-me esse pequeno episódio de sua vida: 'Quando era pequeno, tive o capricho de desejar um cão feio que pertencia a um vizinho. Durante semanas, criei um tumulto em minha família para conseguir o bichinho. Meus ouvidos ficaram surdos às ofertas de outros animaizinhos de aparência mais atraente. Eu só queria aquele cão.'
A mesma espécie de fixação acomete as pessoas no que se chama de romance. Os enamorados ficam hipnotizados por um rosto: não conseguem esquecê-lo. Mas a verdadeira beleza que devemos buscar nos outros não é a externa e, sim, a interna.
Quando a alma está repleta de alegria, você é atraente. Só gosto dos sorrisos divinos porque, sem eles, os seres humanos parecem marionetes hoje, dizem que o amarão para sempre, amanha, es tão no túmulo. Onde foi parar o amor tão grande? Onde foi parar a promessa: 'Sempre o amarei'? Mas se você puder, pelo menos uma vez, fazer com que Deus lhe diga: 'Eu o amo', isso valerá por toda a eternidade. Por que perder tempo com um pouco de amor humano, com dinheiro, com isso e com aquilo, se em Deus você pode encontrar tudo todo o amor que existe no mundo inteiro, todo o poder na criação? Mas não O procure pelo poder, busque-O por amor. Então, você achará a brecha em Sua armadura. Quando der amor incondicional. Ele não poderá mais negar-Se a você."
Paramahansa Yogananda, A Eterna Busca do Homem, Self-Realization Fellowship, p. 172/173.
Imagem: Pinterest
Nenhum comentário:
Postar um comentário