OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


quarta-feira, 16 de abril de 2014

RECORDEM-SE CONSTANTEMENTE DE DEUS

"Em primeiro lugar, a mente, que governa os sentidos, deve ser controlada. Depois disso, mente e intelecto devem fundir-se no Atman. Quando usufruem da companhia de homens santos, vocês podem acreditar que suas paixões estão mortas, mas não se deixem iludir. Só se libertarão das paixões depois de alcançar o samadhi. Por isso, permaneçam sempre alerta, até conseguirem transcender a mente. 

Deus é. A religião é algo verdadeiro. Estas não são verdades pregadas apenas para que os homens sejam morais ou para manter a ordem social. Deus verdadeiramente existe. Ele é Real e pode ser realizado. Ele é verdadeiro. Não existe maior verdade do que Ele. Sejam calmos, tranquilos e mantenham o autocontrole. (...)

Todos os dias, dediquem algum tempo à autoanálise. Perguntem a si mesmo: 'Porque vim até aqui? Como tenho passado meu tempo? Meu desejo de conhecer Deus é real? Estou realmente empenhando-me para encontrá-Lo?' A mente sempre tenta iludir o homem. Ele, porém, não deve se deixar levar de um lado para o outro por ela; deve dominá-la e governá-la. Sejam verdadeiros e puros de coração. Quanto mais puros se tornarem, mais suas mentes se integrarão a Deus. Vocês reconhecerão a sutileza das ilusões mentais e serão capazes de acabar com elas. Quem são seus inimigos? Seus próprios sentidos. Se puderem controlá-los, porém, eles se tornarão seus amigos. A mente é seu único inimigo e, simultaneamente, seu único amigo. O homem que analisa a si mesmo consegue livrar-se das ilusões mentais sutis, e com isso percorre o caminho da espiritualidade com mais presteza." 

(Swami Prabhavananda e Swami Vijoyananda - O Eterno Companheiro - Ed. Vedanta, São Paulo, 2011 - p. 254/255)


Nenhum comentário:

Postar um comentário