OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


terça-feira, 15 de abril de 2014

ESTREITA É A PORTA

"Não julgueis, para não serdes julgados. Porque com o julgamento com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medida vos hão de medir a vós.E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?Ou como dirás ao teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?(Mateus 7: 1-4)
Quase todos tendem à tagalerice, à crítica e ao julgamento dos demais. Gostamos de bisbilhotar e de criticar os outro porque isso incha o nosso próprio sentimento de ego. Por detrás de nossa crítica está o sentimento: 'Eu não tenho essa fraqueza. Sou mais forte que eles.' Em geral, a fraqueza que costumamos ver noutra pessoa existe apenas em nossa própria imaginação impura. Quantos de nós podem, de fato, olhar para o íntimo de outro ser humano e ver todos os motivos que o incitam a agir de determinado modo? No entanto, estamos ávidos para julgar e atribuir intenções - más intenções. 

A bisbilhotice pode parecer muito inocente, todavia, ela provoca grande dano na sociedade humana, em particular nos que se abandonam a ela. Os que insistem nos erros alheios desenvolvem os mesmos erros em si próprios: porque na mente de cada pessoa acumulam-se tanto as boas como as más impressões e tendências, e se criticamos o outro por causa de alguma falta, e teimamos na crítica, essas tendências que se acham adormecidas em nossa mente inconsciente libertam-se e passam a atuar. Por outro lado, se nos habituarmos a ver o bem nos outros nossas próprias boas tendências libertam-se e fortalecem-se. Assim, por amor de si mesmo e dos outros, importa que o vidente espiritual não faça crítica, não alimente boatos nem faça julgamentos. 'Se desejas a paz mental, não busque as fraquezas alheias', ensinou Sri Sarada Devi, grande e santa mulher de Bengala. "Aprende a tornar teu o mundo inteiro. Ninguém é estrangeiro; todo este mundo é teu.' (...)"

(Swami Prabhavananda - O Sermão da Montanha Segundo o Vedanta - Ed. Pensamento, São Paulo - p. 119/120)


Nenhum comentário:

Postar um comentário