OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


domingo, 10 de julho de 2016

MUDANÇA E PACIÊNCIA (1ª PARTE)

"Vivemos em um mundo em mudança. A natureza está mudando constantemente. O seu corpo fica diferente de um dia para outro; as células da pele morrem, você perde cabelos. Amigos vêm e amigos vão. Os sentimentos fluem e refluem. A maré vem e vai. A única constante nesse nosso mundo é o divino. Para viver a vida plena e pacificamente devemos nos ancorar em Deus.

Às vezes as mudanças chegam até nós como brisas suaves; outras vezes como furacões. Mas, seja como for, podemos escolher a nossa maneira de reagir. Podemos tentar controlar e manipular a situação. Podemos ficar chateados ou deprimidos, zangados ou tensos. Podemos permitir a nós mesmos ser jogados daqui para ali nas ondas da mudança. Ou podemos escolher mergulhar abaixo da superfície, onde está o poder, onde jaz nossa força e nosso entendimento. 

O modo para permanecer pacífico em um mundo em mudança é estar alinhado com nossa imutabilidade interior, enquanto nos adaptamos da maneira possível ao mundo transitório. Aceitemos a mudança. Ela promove o crescimento e restaura o equilíbrio. Não existe situação que não possa ser mudada. Com bastante amor, não há problema que não possa ser resolvido. Não há doença que não possa melhorar. Saiba que, quando você está em harmonia com Deus, qualquer coisa é possível. 

A chave é a maneira como você responde à mudança. Minha mãe me ajudava a olhar para as mudanças na minha vida com a perspectiva apropriada. Sempre que eu experimento uma mudança, lembro-me de suas palavras: 'Isso também vai passar.'

Você é rígido ou flexível? Ser flexível é essencial se quiser permanecer em paz. Todos nós temos gostos e aversões. Você gosta de filmes românticos, engraçados; seu marido gosta de filmes de suspense, recheados de ação. Você gosta de passar as férias no Havaí; ele prefere a Inglaterra. Você gosta de frutas no café da manhã; ele deseja um lauto banquete. Você consegue dizer pacificamente que também tem os seus próprios gostos? Ou você fica chateada quando as coisas não acontecem ao seu modo? (...)"

(Susan Smith Jones - Mudança e paciência - Revista Sophia, Ano 10, nº 38 - p. 30)


Nenhum comentário:

Postar um comentário