OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


quarta-feira, 20 de julho de 2016

AGIR NÃO AGINDO

"Pela retidão se governa um país.
Pela prudência se conduz um exército.
Mas é pelo não agir
Que é regido o Universo.
Donde sei que assim é?
É evidente por si mesmo.
Quanto mais proibições existem,
Tanto mais o povo empobrece.
Destrói-se toda a ordem
Quanto mais os homens procuram
Os seus interesses pessoais.
Prepara-se a revolução,
Quando os homens só pensam em si mesmos.
Abundam ladrões e salteadores,
Quando o governo só confia
Em leis e decretos,
Para manter a ordem.
Pelo que diz o sábio:
Não intervenho!
E eis que por si mesma
Prospera a vida
Na sociedade.
Mantenho-me imparcial!
E por si mesmo o povo se endireita.
Não me meto em conchavos!
E por si mesma floresce a ordem.
Não nutro desejos pessoais!
E eis que por si mesmo tudo vai bem. 

EXPLICAÇÃO: Este capítulo é mais uma continuação da sabedoria do não agir a fim de ser agido; do não ser ego pensante e ego vivente a fim de ser cosmo pensado e cosmo vivido. A verdade paradoxal do Cristo, de Paulo de Tarso e de outros Mestres 'viver para morrer', 'perder para ganhar', 'renunciar para possuir', aparece sempre de novo como sendo a quintessência de toda a sabedoria da vida. Mas a compreensão desta verdade supõe no homem uma atitude de clarividência ou de ultravidência, que ninguém pode aprender de fora, mas só pode despertar de dentro de si mesmo."

(Lao-Tse - Tao Te King, O Livro Que Revela Deus - Tradução e Notas de Huberto Rohden - Fundação Alvorada para o Livro Educacional, Terceira Edição Ilustrada - p. 147/148)


2 comentários:

  1. Deveriam tirar o som deste Blog, eu por exemplo gosto de ler porém o som não gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Virgilio. Grato pela sua manifestação,pelo apoio aos textos publicados no Blog e pela sugestão. Para tirar o som das publicações deve-se clicar na seta do meio, localizada no canto esquerdo do rodapé da página. Paz e Luz.

      Excluir