OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


terça-feira, 5 de março de 2013

COMPREENDER UM AO OUTRO


"Sempre devemos nos comportar de acordo com nossa verdadeira natureza como filhos de Deus. Não importa o que os outros façam para nos ferir, deveríamos retribuir com perdão e compaixão. Se praticamos isso, temos o poder de mudar os sentimentos dos outros em relação a nós. Com profunda sinceridade, deve-se oferecer a mão do amor e da amizade a todos. Se a mão é esbofeteada, ou sempre que for esbofeteada, deve ser oferecida de novo. Se essa pessoa continuar a rejeitar você, afaste-se por algum tempo; mas continue a enviar-lhe, em silêncio, pensamentos de amor. Esteja sempre pronto a estender-lhe a mão da amizade outra vez, quando surgir a oportunidade.

Receba elogio ou reprovação sem se alvoroçar com qualquer um dos dois. Embora às vezes possa ser difícil aguentar pessoas que nos criticam, não devemos ignorar o que elas dizem, se for construtivo. Às vezes está certo tentar nos explicarmos, fazendo todo o esforço para chegar a um entendimento. Mas geralmente é perda de tempo entrar em longas explicações, que podem soar apenas como justificativas. Em tais situações, seremos mais sensatos aceitando simplesmente, em silêncio.

A melhor atitude é a humildade divina, mencionada por São Francisco de Assis quando disse: “Aceita a censura, a crítica e a acusação, silenciosamente e sem retaliação, ainda que inverídicas e injustificadas”. Mesmo sendo falso o que dizem de nós, mesmo achando-o injustificado, somos espiritualmente enobrecidos quando o aceitamos sem discussão e sem retaliação. Deixe o julgamento para Deus. Aquele que quer conhecer Deus precisa esforçar-se primeiro em agradar-Lhe, não ao homem.

O momento para explicar e o momento para ficar calado dependem das circunstâncias. Jamais existe, porém, momento para retaliar, sob nenhuma circunstância. Sempre deixe que Deus seja o juiz. Suas leis são justas; portanto, no mais alto sentido, nunca precisamos nos defender."

(Sri Daya Mata – Só o Amor – Self-Realization Fellowship - p. 44/45)


2 comentários:

  1. esse é difícil... controlar o pensamento... Mas já consigo muitas coisas boas :))

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário. Entendo que a evolução do ser na caminhada espiritual sempre é difícil, haja vista que, na maioria das vezes, está dominado pelas emoções derivadas dos apelos dos sentidos. Entretanto, devemos começar e, não importando os conflitos que enfrentemos, perseverar sempre na busca da Bem-aventurança. Luz e paz.

    ResponderExcluir