OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


domingo, 5 de maio de 2013

HATHA YOGA - O HOMEM HOLÍSTICO (3ª PARTE)

" (...) Quem supuser que Hatha Yoga é tão somente "uma espécie de ginástica" inteligente e propiciadora de saúde, só em parte está certo. No referente ser inteligente e terapêutica está certo. Hatha Yoga, no entanto, não se restringe ao mero condicionamento do corpo físico, hoje transformado em ídolo. A idolatria do corpo é um dos muitos equívocos do materialismo de nossos dias. Tratar exclusivamente do físico é tão inteligente quanto investir tudo em cuidados com o escafandro enquanto se esquece e mesmo se nega a existência do escafandrista. A prioridade deve ser o escafandrista e nunca seu equipamento. 

O modelo científico do homem, segundo o Yoga, é, desde muitos milênios, o que a comunidade científica atual denomina holístico, pois não o vê como um simples boneco de carne, mas como uma realidade ampla, integral, complexa e até estonteante. Os cientistas começam a ver o homem todo e não apenas uma de suas partes. Os que trabalham com o modelo psicossomático, que inclui corpo (soma) e alma (psique), embora tendo conseguido enxergar um pouco além do acanhado conceito materialista mecanicista, ainda assim se encontram longe de vislumbrar a magnitude da verdadeira antropologia, aquela que dominará a ciência do próximo milênio e que já vem sendo ensinada pelos sábios da Índia há mais de cinco mil anos.

 O ser humano é um vasto sistema muito complexo que participa dos diversos níveis cósmicos, mantendo com eles permanentes interações. Simultaneamente participa de diferentes universos: físico, energético, astral, mental, búdico e, transcendendo, ele é essencialmente Espírito. (...) O ser humano é formado por três shariras ou "corpos" (material, sutil, causal) e por cinco koshas ou "envoltórios". A partir do mais denso para os mais sutis, são constituídos, respectivamente, de alimentos, energia, pensamentos, sabedoria e felicidade. Dizer somente isto não é o suficiente.

Tentando explicar mais, acrescento que o grande sistema humano é composto de: (a) uma estrutura física, o corpo; (b) um campo bioenergético ou prânico; (c) um complexo de emoções, sentimentos, paixões; (d) uma contextura de pensamentos; e (e) um intelecto discriminante. E tudo isto existe e funciona no bojo infinito e eterno do Espírito, do Ser, da Consciência Suprema que o homem realmente é. (...) 

O que está dito acima sugere uma hipótese de explicação para os extraordinários benefícios propiciados pela prática de Hatha Yoga, os quais, tudo indica, resultam da ampla e simultânea atuação benfazeja do método sobre todos os componentes do grande sistema que é a totalidade humana. Esta é talvez a magia por trás de seu poder milagroso na promoção do que chamo "Saúde Plena", que inclui paz, força, alegria, lucidez, harmonia, coragem, amor. (...)"

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 59/61)


Nenhum comentário:

Postar um comentário