OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


quarta-feira, 8 de maio de 2013

HATHA YOGA - A HATHA E A MENTE (PARTE FINAL)

"No capítulo sobre Raja Yoga ou Yoga do domínio da mente, você ficou sabendo que é a mente que decide sobre nossa vida e felicidade. Como Sai Baba lembra, ela é como a chave na fechadura, virada para um lado abre, para o outro, fecha; para um lado nos leva à Suprema Realização, para o outro, à infelicidade, à alienação, ao degredo, à ruína... A mente quase sempre é um turbilhão indomável a arrastar-nos para a enfermidade e para insegurança, dúvida e medo. Raja Yoga, conforme explicada neste livro, tem por objetivo o domínio da mente, tanto que nos permita a união redentora com o Ser Supremo e nossa libertação Final. Claro que isto não é fácil, a mente é poderosa, rebelde e ladina. A Hatha Yoga ajuda-nos na tarefa árdua de educar e administrar a mente. Numa das mais importantes escrituras denominada Yoga Vasishtha há um texto que merece atenção, pois explica como a Hatha Yoga, em especial o domínio do prana (pranayama), contribui para vencer a rebeldia selvagem da mente, facilitando assim a vitória do aspirante ao Raja Yoga. 
Ó Rama! Para mover a carruagem que é o corpo, o Senhor criou a mente e o prana, sem os quais o corpo não pode funcionar. Quando o prana abandona o corpo, os mecanismos deste param. Quando a mente se move, o prana o acompanha. A relação entre eles é como a do boleeiro e a carruagem. Um exerce movimento sobre o outro. Portanto, o sábio deve estuar o controle do prana caso deseje suspender a atividade da mente ou concentrar a vontade para alcançar a união (Yoga). O domínio sobre o prana produz toda felicidade mundana e espiritual, desde a aquisição dos "reinos" até a libertação (moksha) ou a bem-aventurança suprema. Portanto, Ó Rama, estude a ciência da respiração ou pranayama.
Ora, o que temos aí é o sábio Vasishtha ensinando a Rama, seu divino discípulo que, tanto a "parada da mente" como a felicidade mundana e a espiritual são alcançadas pelo pranayama (yama, controle, domínio). É mais uma confirmação da importância da Hatha Yoga, mencionada no texto como "ciência da respiração ou pranayama".  

Do exposto até agora, podemos com segurança concluir que a Hatha Yoga, trabalhando com todos os componentes que constituem o homem total, além de propiciar saúde plena (arogya), é um á-bê-cê indispensável à vitória na difícil prática de Raja Yoga. Hatha Yoga é parte do Tantra, o qual, como veremos, é o processo de evolução espiritual ensinado por Shiva à sua esposa Parvati. O primeiro versículo da escritura Hatha Yoga Pradipika, além de demonstrar a natureza tântrica da Hatha Yoga, é muito explícito quanto à relação Hatha-Raja:
Eu saúdo o Primeiro Senhor, Shiva, que ensinou a Parvati a Hatha vidya, que é um passo para se alcançar o mais excelente Raja Yoga."

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 69/69)
www.record.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário