OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado diariamente com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

ALÉM DAS CRISES DA VIDA

"As crises da vida são inevitáveis e compulsórias. Mas podemos escolher como responder a elas e usá-las para nosso próprio desenvolvimento e transformação. A vida está cheia de mudanças e surpresas, dor e dificuldades, fracassos e tragédias, mas devemos aprender a transcender estas circunstâncias. Como e quanto se sofre frente ao sofrimento depende de nossa própria escolha.

Como então podemos viver plenamente frente ao sofrimento, com dignidade e criatividade? Devemos compreender que não importa quantos problemas superemos, novos problemas surgirão. As crises estão sempre presentes e devemos considerá-las como um desafio e um estímulo aos aspectos da vida. Temos o poder de lidar com acontecimentos difíceis, mas infelizmente criamos nossa própria infelicidade e perdemos nossa paz mental.

Na jornada espiritual, não podemos dar nem um único passo sem paz mental. Isso também é verdadeiro no nível material, porque o ritmo da vida, as pressões e as tensões aumentam continuamente.

O segredo da paz está em utilizar corretamente os sentidos, a mente, o tempo e o dinheiro. Já que o uso ou o mau uso está em nossas mãos, devemos nos disciplinar. (...)

Pensamentos negativos podem ser expulsos da mente se a povoarmos com pensamentos positivos, como mencionado por Patañjali. Se surgir o ódio, imediatamente enchamos a mente com amor. Se aparecer o nervosismo, enchamos a mente com coragem."

(V. V. Chalam - Além das Crises da Vida - Revista Theosophia – Pub. da Sociedade Teosófica no Brasil, Ano 95, jan/fev/março 2006 - p.31/33)
http://www.sociedadeteosofica.org.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário