OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

A VERDADEIRA ESPIRITUALIDADE

"Para que estamos aqui, senão para ajudar, amar, elevar mutuamente uns aos outros? Deve o homem espiritual pôr obstáculos ou elevar seus semelhantes? Deve ele ser um salvador da humanidade, ou alguém que retarda a evolução de seu próximo, de quem as pessoas se afastam desencorajadas? Observe como a sua influência afeta os outros, por isso seja cuidadoso sobre o modo como suas palavras afetam sua vida. Sua fala deve ser gentil e suas palavras amorosas; nenhuma calúnia, maledicência, aspereza na fala ou suspeição grosseira deve poluir os lábios que estão esforçando-se para ser o veículo da vida espiritual. A dificuldade está em nós e não fora de nós. É aqui em nossas próprias vidas e em nossa própria conduta que deve ocorrer a evolução espiritual. Auxilie os seus irmãos, e não seja ríspido com eles. Levante-os quando caírem, e lembre, se você está de pé hoje, poderá também cair amanhã, e precisar da ajuda de uma outra pessoa, para que possa levantar.

Toda escritura declara que o Coração da vida Divina é Compaixão Infinita. Compassivo, então, deve ser o homem espiritual. Vamos então, mesmo que seja pouco, em pequeninas porções de amor, dar aos nossos semelhantes uma gota daquele oceano de compaixão no qual o universo se banha. Jamais estaremos errados ao ajudar o nosso irmão, e ao colocar em segundo plano as nossas próprias necessidades para suprir as carências dele.

Isso e somente isso é a verdadeira espiritualidade, e significa retornar ao ponto do qual partimos. Significa o reconhecimento do Ser em tudo. O homem espiritual deve levar uma vida mais elevada do que a vida de altruísmo. Deve levar uma vida de autoidentificação com tudo que vive e se move. Não existe ‘outro’ neste mundo; todos somos um. Cada um é uma forma separada, mas um Espírito move-se e vive em tudo."

(Annie Besant - As Leis do Caminho Espiritual - Ed. Teosófica, Brasília, 2011, p. 78/80)


Nenhum comentário:

Postar um comentário