OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


quarta-feira, 13 de março de 2013

O UNIVERSO É O SONHO DE DEUS

"Nas filosofias Vedanta e Ioga, o universo é considerado um sonho de Deus. Matéria e mente - o cosmos com suas estrelas e planetas; as densas ondas da superfície e as sutis correntezas da criação material; as faculdades humanas do sentimento, da vontade e da consciência, e os estados de vida e morte, dia e noite, saúde e doença, sucesso e fracasso - são realidades segundo a lei de relatividade que governa este sonho de Deus. 

Todas as dualidades percebidas através da lei da relatividade são reais para o sonhador, o homem mortal que desempenha seu pequeno papel no grande sonho cósmico. Para escapar de maya, ilusão, a lei da relatividade, é preciso acordar do sonho para a eterna vigília de Deus. Não é possível modificar o sonho legítimo pela imaginação ou pela negação de sua existência, aceitando a "vida" e rejeitando a "morte", ou reconhecendo a saúde, mas ignorando a doença. Cada estado é parte do seu estado oposto, como as duas faces de um tecido. As dualidades são, inerentes e essencialmente, uma coisa só. O buscador da verdade não tenta separá-las em sua mente, mas elevar-se acima delas, pela sabedoria.

O homem que considera seu corpo diferente da mente, e que só quer aceitar como "reais" os aspectos positivos, felizes e benéficos de um universo de natureza inalteravelmente dual, é um homem profundamente adormecido nas ilusões no mundo de sonho.

Assim como uma pessoa tem sonhos que parecem reais por algum tempo, mas que perdem a validade quando volta ao estado de vigília, também é possível despertar do sonho da realidade material e viver no reino imutável do Espírito.

Somente um super-homem que aprendeu a expandir e transferir sua consciência para o Infinito, pode perceber que a criação é um sonho de Deus; só ele pode dizer, com verdadeiro conhecimento, que a matéria não tem existência. Por meio de uma série de passos autodisciplinares - seguindo o caminho científico da ioga ou qualquer outra senda de aperfeiçoamento espiritual, como a do amor, da sabedoria, do serviço ou da renúncia - o buscador de Deus dissolve as dualidades e discerne a Unidade Eterna. "Quem, livre da ilusão, conhece-Me como Espírito Supremo, alcança a onisciência. Ele Me adora de todo o seu ser."

(Paramahansa Yogananda - A Eterna Busca do Homem - Self-Realization Fellowship - p. 59/60)


4 comentários: