OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


segunda-feira, 19 de maio de 2014

OS MAUS HÁBITOS SÃO COMO O POLVO

"Os maus hábitos são como o polvo - com muitos tentáculos que mantém o objeto fortemente aprisionado. Uma vez que o envolvem, esses hábitos de polvo se alimentam de você e o destroem. Contudo, se os bons hábitos se apoderarem de você, eles o nutrirão.

Absolutamente não permita que a mente lhe diga que é muito difícil ser bom e muito fácil ser mau. É muito mais fácil ser bom do que sofrer as consequências dos maus atos. É um pouco difícil, às vezes, resistir às tentações, porque os sentidos estão sempre preparando armadilhas. Mas depois que você adquire o hábito de ser bom, torna-se muito difícil ser mau, pois sabe que vai apanhar por dentro e por fora se fizer algo que reconhecer como errado. Ter maus hábitos não traz alegria, pois o mal destrói toda a graça. O mal sacia a mente, e logo não há mais alegria em comer demais, no excesso de atividade sexual, no exagero da complacência com qualquer um dos sentidos. Se você exagerar em alguma coisa, lembre-se de que está sob a influência e sob as garrras dos maus hábitos. Por exemplo: se você sofre de úlcera e, por causa do hábito, continua a comer carne vermelha, fritura ou comidas apimentadas, que irritam ainda mais o estômago e acabam com a proteção criada pelo organismo para curar a úlcera, seu estado vai piorar e poderá degenerar em câncer ou hemorragia interna. Em vez disso, ingira alimentos leves e em forma de purê, e também coisas que não irritem as paredes do estômago. Por que permitir que o hábito o faça ingerir os alimentos que você já sabe que lhe fazem mal?

O crime não compensa e os maus hábitos também não. Acabam com a saúde, a felicidade e a paz de espírito. Além do mais, assim você estabelece um mau exemplo para seus entes queridos. Faça agora o esforço de vencer os hábitos nocivos. Não seja um fraco; mantenha-se longe das coisas que estimulam os maus hábitos. E escolha sempre bons substitutos, que proporcionam paz de espírito e um corpo saudável e sólido.

As tentações são poderosas e sedutoras, mas você é mais forte, pois tem a imagem de Deus dentro de si. Não importa quantas vezes caia; o importante é levantar-se de novo. Você só está perdido quando admite a derrota. E perdidas estarão também a paz e a felicidade."

(Paramahansa Yogananda - O Romance Com Deus - Self Realization Fellowship - p. 333/334)
http://www.omnisciencia.com.br/livros-yogananda/romance-com-deus.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário