OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


sábado, 14 de junho de 2014

A BUSCA

"É um fato estranho que aquilo que procuramos internamente, encontramos. O motivo de nossa busca é frequentemente desconhecido para nós. Somos inclinados à autoilusão; queremos ser respeitáveis da maneira como a sociedade nos ensinou a sermos respeitáveis; assim, adornamo-nos com a virtude e damos à verdade um nome falso.

O desejo é uma forma de vontade, é vontade invertida. É um repuxo da matéria em vez de um movimento livre do Espírito. O que desejamos, encontramos; a nossa inteligência mostra o caminho. Desejamos experiências terrenas, por isso estamos aqui na Terra. Se pensamos que não o desejamos, isso é apenas autoilusão. Podemos desejar algo mais, o que também é da Terra.

Em qualquer busca o motivo é o elemento mais importante. Ele nos levará ao objetivo. Geralmente nosso objetivo é apenas conforto e satisfação que derivam de uma perfeita acomodação. Essa acomodação tende a uma percepção embotada; é como um leito macio no qual nos deitamos para dormir.

O que tem sido chamado de ‘divino descontentamento’ é necessário para o progresso. Mas progresso rumo a quê? Rumo à autodescoberta, que leva ao autodesenvolvimento. Quando digo ‘auto’ não quero dizer de modo algum separativo, mas, simplesmente, quero dizer ‘você’. O ser, no sentido mais verdadeiro, é o Espírito, que é uno. Porém, há uma noção diferente do ser em nós, que é contrária à unidade. Autodescoberta, então, significa descobrir a verdade que está em nós."

(N. Sri Ram, O homem sua origem e evolução - Ed. Teosófica, Brasília, 2012 - p. 77/78)


Nenhum comentário:

Postar um comentário