OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado diariamente com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


domingo, 14 de junho de 2015

O MAL É ILUSÃO

"'O mal é a ausência da verdadeira alegria.' Essas palavras pareceram obscuras para um certa discípula quando eu as citei alguns anos depois. Eu, desde então, ponderei a expressão de maneira mais profunda e percebo que ela realmente guarda um sentido obscuro em uma verdade profunda.

O mal é ilusão. Ele é o véu que cobre a natureza alegre da alma. Alguém que sai de seu caminho espiritual fracassa ao reconhecer que, ao fazer isso, despreza a alegria de seu próprio ser. A escolha diante do aspirante espiritual deve ser levada muito a sério. Não é uma questão simples. Ela não trata de estágios relativos de realização: alegrias maiores e menores, por exemplo. É algo muito mais drástico. É simplesmente uma escolha entre alegria e sofrimento.

As escolhas oferecidas pelo mundo não são tão exageradas. As pessoas iludidas enfrentam vários graus de realização e dor. Elas se sentem melhor, por exemplo, quando servem aos outros do que quando pegam o possível para si mesmas. No entanto, a escolha entre buscar Deus e se distanciar Dele é absoluta. Não buscá-lo, ou pior, afastar-se Dele, ou - Deus me perdoe! - voltar-se contra Ele, é optar ostensivamente pela ilusão. Isso é, tendo a pessoa percebido ou não, escolher o mal. O que mais pode ser a rejeição de Deus senão algo ruim? O mal deturpa a natureza verdadeira de busca pela felicidade interior da pessoa."

(Swami Kriyananda - Diálogos com Yogananda - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro, 2007 - p. 214)


Nenhum comentário:

Postar um comentário