OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


quarta-feira, 10 de junho de 2015

LEALDADE AO GURU E AOS SEUS ENSINAMENTOS (1ª PARTE)

"O primeiro princípio que rege o relacionamento entre guru e o discípulo é a lealdade.

O ego, consciência e autoafirmação do pequeno 'eu', é o único obstáculo que nos mantém separados de Deus. No exato momento em que banirmos o ego, compreenderemos que somos, sempre fomos e seremos um com Deus. O ego, como uma nuvem de ilusão, envolve a alma e dilui sua consciência pura com infindáveis conceitos errôneos a respeito da sua própria natureza e da natureza do mundo. Um dos efeitos da ilusão produzida pelo ego é a inconstância. À medida que o buscador da Verdade começa a manifestar as qualidades divinas de sua alma, ele elimina essa imprevisível tendência peculiar à natureza humana e se torna uma pessoa leal e compreensiva.

A lealdade ao guru é um dos passos mais importantes do discipulado. A maioria dos seres humanos ainda não aperfeiçoou esta qualidade, nem mesmo em relação à própria família, ao esposo, à esposa ou aos amigos. É por esse motivo que o conceito de lealdade ao guru não é plenamente compreendido. Para ser um verdadeiro discípulo, o chela deve ser leal ao guru enviado por Deus, mantendo-se totalmente fiel aos seus ensinamentos.

Lealdade não significa estreiteza de espírito. O coração leal a Deus e a Seu representante é magnânimo, compreensivo e compassivo para com todos os seres. Permanecendo incondicionalmente leal ao seu próprio guru e aos seus ensinamentos, o devoto é capaz de captar as demais manifestações da Verdade em sua perspectiva correta, conferindo-lhes devida consideração e respeito. (...)"

(Mrinalini Mata - O Relacionamento Guru-Discípulo - Self-Realization Fellowship - p. 12/14)


Nenhum comentário:

Postar um comentário