OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


domingo, 23 de junho de 2013

SARVA YOGA - YOGA PARA QUEM PODE (4ª PARTE)

"A Sarva Yoga, um sistema formado pela sinergia de todos os sistemas, é a opção mais sábia para os que desejam investir suas vidas na conquista do Eterno Onipresente. Um indivíduo de temperamento artístico, sendo mais sensível e sentimental, naturalmente se sentirá mais atraído pela Bhakti Yoga, que o ajudará a reeducar sentimentos e emoções. Um desses tensos, agitados e produtivos executivos, provavelmente se sentirá mais à vontade praticando Karma Yoga e Hatha Yoga. Para um cientista ou intelectual pesquisador, provavelmente lhe será mais fácil o caminho da Jnana. Na prática do Sarva Yoga, cada um deverá aderir ao sadhana que lhe seja mais adequado, não negligenciando porém a prática concomitante dos demais. 

Convém-nos sempre adequar aquilo de que precisamos, ou que pretendemos, com aquilo que podemos. Isto me induziu compreender a existência de dois principais sistemas de Yoga: (a) a Yoga para quem precisa; e (b) a Yoga para quem pode ou merece. Obviamente é prudente começar pelo primeiro, tomando-o como um degrau, mas sem perder de vista, nem por um instante; o segundo, escolhido como objetivo mais alto e essencial a ser alcançado em hora oportuna do futuro. Um estressado executivo, por exemplo, "precisa" de harmonia, serenidade, relax, saúde, lucidez; "precisa" libertar-se da dependência aos medicamentos, mas também vencer o distresse, isto é, seus infernais sintomas neuróticos. Neste caso, o mais urgente será a prática de Yogaterapia (Hatha Yoga e Yoga para Nervosos). Este é o Yoga de que ele "precisa". Passado algum tempo, já suficientemente sadio e motivado, começa a "poder" iniciar-sem em Raja e Jnana Yoga, sem largar as práticas yogaterápicas. Por seu temperamento (gunas) e suas predisposições kármicas (vasanas e samskaras), lhe fará bem praticar Karma Yoga. 

A Bhakti Yoga, conforme vimos, é o sistema acessível a qualquer pessoa, sendo por isto o indicado pelos Mestres e pelas escrituras para a Kali Yuga. Dentre suas técnicas, a namasmarana (repetição do Santo Nome de Deus), sendo agradável e fácil e principalmente tendo ilimitado poder divinizante, é um abençoado sadhana para quem "precisa". Qualquer pessoa pode repetir o Nome do Senhor. Que o faça regularmente e constatará excelente resultado. (...)" 

(José Hermógenes - Iniciação do Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 140/141)


Nenhum comentário:

Postar um comentário