OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


segunda-feira, 17 de junho de 2013

CARMA, LEI CÓSMICA (PARTE FINAL)

" (...) O sofrimento nem sempre é útil e pode mesmo ser quase totalmente inútil, quando não contribui para tornar o indivíduo melhor ou para levá-lo a considerar a vida sob aspecto mais elevado. Assim, há indivíduos que arrastam uma doença por anos e anos, a procurar a cura em consultórios médicos, em sessões espíritas, ou em santos milagreiros. De que valerá curarem-se, ou de que valeu o seu sofrimento, se a alma continuar doente, presa aos mesmos vícios, à mesma ignorância, aos mesmos preconceitos, ao mesmo egoísmo? A alma doente irá gerar novo corpo doente nesta existência ou em outras posteriores.

Igualmente, há indivíduos que se debatem em situações aflitivas, a procurar resolvê-las na parte material, sem procurar analisar a causa de seu sofrimento e, por isto, sem chegarem a compreender que a dor presente é o resultado do egoísmo e do desconhecimento das leis divinas. 

Conhecer o Carma intelectualmente muita gente o conhece; a maior dificuldade, porém, não está em conhecer a lei, mas em ter a convicção íntima de que ela existe, de que age. Assim, podemos dizer à criança de um ano de idade que não se chegue ao fogo, porque se queimará. Ela tem o conhecimento disto, mas não tem a certeza. Desde que se queime, nunca mais o fará, porque já tem a certeza de que aquilo acontece.

Da mesma forma, sabemos que o mal atrai o sofrimento e o bem atrai a felicidade. Sabemos que se infringirmos as leis divinas teremos o sofrimento, não por castigo ou vingança, no sentido literal do "olho por olho e dente por dente", mas como consequência inelutável de uma lei. Mas, não temos convicção disto e, esperamos também... encostar a mão no fogo e não nos queimarmos... Isto se dá mesmo na vida cotidiana, com assuntos materiais. Sabe-se que o fumo e o álcool fazem mal. Mas todos aqueles que fumam ou bebem, pensam que para eles nada acontecerá, ou procuram não pensar nas consequências de seu vício. Irão ter a certeza íntima e dolorosa, diante da úlcera de estômago, do câncer, do coração arrasado, do sistema nervoso abalado etc. ...

Numa existência, estamos, naturalmente, presos a uma série de contingências resultantes de existências anteriores. Nascemos com numerosas limitações físicas, intelectuais e morais, com dificuldades, econômicas dependentes do meio e da família em que nascemos. Ora, cumpre-nos colocarmo-nos na posição da pessoa que, embora reconhecendo suas limitações e dificuldades, procura superá-las, para não vê-las repetidas em outra vida. 

A evolução e o carma são leis divinas, cósmicas, as quais devemos conhecer e respeitar. Assim como se domina a natureza ao conhecer e obedecer às suas leis, o mesmo acontece com o carma."

(Alberto Lyra - O Ensino dos Mahatmas - IBRASA, São Paulo - p. 209/210)


Nenhum comentário:

Postar um comentário