OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


terça-feira, 11 de junho de 2013

LIDAR COM RELACIONAMENTOS DESARMONIOSOS (PARTE FINAL)

" (...) Polidez, sincera cortesia interior e boa vontade constante são as panaceias apropriadas contra todo mau comportamento. Na maioria das vezes, as pessoas falam e agem partindo de seus próprios ponto de vista. Raramente veem ou procuram ver o lado da outra pessoa. Se, por falta de compreensão, entrar em conflito com alguém, lembre-se de que é tão culpado quanto o outro, independentemente de quem começou a discussão. " Os tolos altercam, os sábios trocam ideias."

Ter um temperamento tranquilo não significa que você sempre sorria e concorde com toda gente, não importa o que digam essas pessoas - você contempla a verdade, mas não quer aborrecer ninguém com ela. Isso é um exagero. Os que tentam agir dessa maneira para agradar a todos, com o desejo de conquistar louvores graças ao seu bom gênio, não têm necessariamente o controle dos próprios sentimento. (...) Quem quer que controle os sentimentos, segue a verdade, proclama essa verdade sempre que pode e evita aborrecer desnecessariamente quem quer que, de qualquer modo, não seja receptivo. Sabe quando falar e quando calar, mas nunca compromete seus próprios ideais nem sua paz interna. Tal indivíduo é uma força em favor do bem neste mundo. 

Deveríamos nos tornar atraentes usando as finas roupagens de uma linguagem genuinamente cortês. Deveríamos, em primeiro lugar, ser corteses para com os nossos parentes próximos. Sendo capazes disso, habitualmente seremos gentis com todas as outras pessoas. A verdadeira felicidade familiar baseia-se no altar do entendimento e das palavras gentis. Não é necessário concordar com tudo a fim de exibir amabilidade. Um silêncio tranquilo, sinceridade e palavras amáveis, quer a pessoa esteja concordando, quer esteja discordando, identifica quem sabe comportar-se.

Se quer ser amado, comece por amar aqueles que necessitam do seu amor. (...) Se quer que os outros simpatizem com você, comece por mostrar simpatia para com as pessoas ao seu redor. Se quer ser respeitado, você tem que aprender a ser respeitoso para com todos, jovens e idosos. (...) Seja o que for que você deseje que os outros sejam, seja isso você primeiro. Verá, então, que os outros lhe respondem de maneira semelhante."

(Paramahansa Yogananda - Onde Existe Luz - Self-Realization Fellowship - p. 132/133)


Nenhum comentário:

Postar um comentário