OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


terça-feira, 2 de julho de 2013

CARMA - CONSTRUÇÃO DO FUTURO INDIVIDUAL (2ª PARTE)

" (...) Apesar de dizer que "de boas intenções está o inferno calçado", o erro cometido com boa intenção acarretará mau e bom Carma. Mau, pelo ato errado; bom, pelo intenção elevada. Se, ao errar, mesmo por fraqueza, o indivíduo tem em mira um ideal mais alto, se em lugar de desanimar com o erro, procurar criar novas forças para resistir, estará constituindo alicerces mais sólidos para vidas futuras. 

Certos sonhos marcam a influência de erros de vidas passadas, na presente. Assim, indivíduos virtuosos, abstêmios, de pensamentos puros, têm, no entanto, sonhos em que procedem de maneira contrária ao que pensam e fazem e vigília (Platão, aliás, disse que o homem mau faz o que o bom sonha.) Estes sonhos são os últimos resquícios de lutas passadas. O abstêmio por temperamento, que sonha estar a se embriagar e a sentir prazer na bebida, esgota, pelo sonho, os restos do vício de uma vida anterior, atualmente vencido. É princípio oculto que aquilo que desejarmos, aplicando toda a nossa vontade, acabaremos obtendo, mais cedo ou mais tarde, numa ou noutra vida.

Naturalmente há pessoas que têm menor potência de materialização dos desejos do que outras e obtêm, com facilidade o que para outros é custoso. Recordo-me da história de um estudante de ocultismo que, para experimentar a força do pensamento, começou por imaginar um tapete com forma e desenhos por ele concebidos. Um dia fizeram-lhe presente de um tapete igual ao que concentrara em seu pensamento. Esta força depende da constituição psíquica e de outras resultantes cármicas. Enquanto indivíduos realizam o que querem, em poucos meses, outros levam anos e muitos só realizam em vidas posteriores aquilo que desejaram. É o caso de indivíduos "com sorte", que ganham fortunas inesperadas, conquistam boas situações "por acaso" etc. 

De maneira que nenhum esforço será vão. Mas este fato deve nos dar também seu ensinamento. Precisamos pensar bem aquilo que queremos. Seja o caso do indivíduo que mentaliza a riqueza. Suponhamos que a conquiste logo, embora seja egoísta, sensual, glutão. Que aplicação irá dar ao dinheiro ganho? Certamente a pior possível.

Pela lei do Carma, conseguiu o que desejou, mas pela mesma lei, irá colher, depois, as pesadas consequências daquilo que fez com a riqueza aplicada sem discernimento. Só mais tarde a experiência ganha pelo sofrimento irá lhe ensinar a grande verdade do princípio bíblico: "Não semeeis tesouros na terra..." (...)"

(Alberto Lyra - O Ensino dos Mahatmas - IBRASA, São Paulo - p. 215/216)


Nenhum comentário:

Postar um comentário