OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


domingo, 14 de julho de 2013

SEJA SINCERO EM SEUS OBJETIVOS ESPIRITUAIS

"Assim, saiba primeiro qual é o seu objetivo, e estabeleça para você os passos ou marcos por meio dos quais possa perseguir esse objetivo. Em primeiro lugar, medite! Mesmo que não sinta vontade, medite. Mesmo que seu corpo não esteja bem, adquira o hábito de meditar, aconteça o que acontecer. Mesmo que esteja cansado, não permita que seu corpo se deite na cama primeiro. Você precisa ter essa espécie de determinação. Se aprender esse princípio, ele se transformará em seu esteio. O homem que encontra Deus é o homem que tem um esteio: não só um esteio moral, mas um esteio emocional sadio, e, acima de tudo, um esteio espiritual. Esses três são necessários.  

Assim, saiba qual é seu objetivo e nunca o comprometa, mesmo que seja tentado a fazê-lo. Os indivíduos que desistem por causa de algum desgosto na vida ou em seu relacionamento com outras pessoas, vejo com que rapidez vão ladeira abaixo, distanciando-se cada vez mais do próprio centro ou eixo da roda da vida espiritual. O Mestre nos dizia com frequência: "Se quer conhecer a Deus, não fique na beirada". Como no jogo em que as crianças brincam no carnaval ou no parque de diversões, se você ficar muito próximo do centro de uma roda giratória, não importa que ela gire muito rápido, você não poderá ser atirado para fora; mas se ficar na beirada, a primeira coisa que perceberá é que você foi lançado fora. O mesmo acontece no caminho espiritual. 

E o próximo ponto é este [Daya Mata lê uma pergunta submetida a ela]: "Ouvi dizer que há instrutores que afirmam ser desnecessário disciplinar-se". A essa declaração digo: "Total, total disparate". Isso não pode ser! Você não pode conhecer Deus sem ter aprendido a arte de se dominar. É impossível. O homem cuja mente está cheia de ciúme; o homem cuja mente está cheia de inveja; o homem cuja menta está cheia de pensamentos sensuais - esse homem se tranca para Deus! Você não pode ter luz e escuridão simultaneamente, no mesmo lugar. Você não pode ter na mente, ao mesmo tempo, a consciência de Deus e esses pensamentos muitos humanos. É impossível. Como vai remover esses pensamentos impróprios a não ser com autodisciplina? Não há outro meio. Penso que o problema é que muitas pessoas não compreendem o que significa disciplina."

(Sri Daya Mata - Só o Amor - Self-Realization Fellowship - p. 736/737)


Nenhum comentário:

Postar um comentário