OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


segunda-feira, 1 de julho de 2013

CARMA - CONSTRUÇÃO DO FUTURO INDIVIDUAL (1ª PARTE)

"Segundo o Carma: O que pensarmos seremos. O que desejarmos obteremos. O que semearmos colheremos. As aspirações em uma vida transformar-se-ão em ideais na outra; as críticas, em importunações; os ressentimentos, em desgostos; os malefícios, em sofrimentos; os auxílios, em conforto; as simpatias, em alegrias.

No Ocidente, liga-se muito pouca importância aos pensamentos. Entretanto, na Bíblia, onde estão todos os ensinamentos que o homem precisa, é sublinhado o valor dos pensamentos: "Eu, porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela." (Mateus. V. 28).

Se os atos têm importância, os pensamento têm-na ainda mais. O ato é uma coisa que já passou, é a materialização, a cristalização do pensamento, enquanto este é uma coisa dinâmica, uma força em ação. Mesmo atos ditos impulsivos, ações impensadas, são resultantes de pensamentos, quer de vidas passadas, quer da atual. 

Se alguém mata, rouba ou adultera, é porque nesta vida, ou em vidas anteriores, andou pensando em matar, roubar ou adulterar, não o tendo feito por falta de oportunidade. Se agora não o pensa, esteve alimentando tais pensamentos em vidas precedentes e criou, para a atual, a situação que o levou a materializá-los. No ato material existem três fatores: o mental (pensamento, intenção), o astral (emoção, sentimento) e o ato físico. 

A cada fator corresponde um efeito cármico. Assim, um homem pode matar com a intenção de matar e com ódio; pode fazê-lo com a intenção de matar, porém sem ódio, por dever, como o soldado na guerra; ou sem intenção e sem emoção alguma, por acidente. Ele foi levado a cada ato por motivos cármicos e provocará, por sua vez, consequências cármicas diferentes, conforme o motivo que o conduziu ao assassínio. 

Da mesma forma o ato caritativo feito por ostentação ou por real amor ao próximo, produzirão frutos cármicos diversos. O ato material bom produzirá fruto bom, em ambos os casos. Se proporcionou, por exemplo, conforto aos seus semelhantes, receberá condições materiais boas em outra encarnação. Mas, como o fez por egoísmo, no primeiro caso, terá em troca sofrimento. Será o indivíduo rico e doente. Terá riqueza, mas não auferirá os prazeres que a riqueza poderia lhe conceder. No segundo caso, a satisfação será completa. (...)" 

(Alberto Lyra - O Ensino dos Mahatmas - IBRASA, São Paulo - p. 214/215)


Nenhum comentário:

Postar um comentário