OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


segunda-feira, 15 de julho de 2013

CARMA E O EGO (1ª PARTE)

"A) Escolha das condições da próxima encarnação.

A escolha é limitada, no homem médio. Ele pode ter somente dois ou três caminhos, nem sempre propícios ou agradáveis, para escolher o que lhe convém. Assim, podem lhe oferecer um caminho mais longo, sem grandes sofrimentos, e um bem mais curto, porém com sofrimentos mais agudos e ele escolherá um ou outro.

Somente os Mestres têm liberdade quase ilimitada de escolha. E os indivíduos muito atrasados, praticamente, nada escolhem e têm  que seguir linhas rígidas do Carma. Quanto maior a evolução, quanto maior o conhecimento, tanto maior, proporcionalmente, é a liberdade do indivíduo. Nem sempre o indivíduo tem liberdade de escolha e passará por provas desagradáveis, ou aparentemente inúteis, como a encarnação em um feto que nascerá morto.

B) Terá o feto Carma?

Convém notar que o Carma não é do feto, que é um corpo, mas do Ego, ou alma. O Homem, tal como entende o espiritualismo, e nunca é demais se repetir, é uma alma que se apropria de um corpo ou de uma personalidade.

Ora, esta alma, ou Ego, não se encarna quando quer, mas quando uma série de fatores individuais e cósmicos estão em ação. Seja o seguinte exemplo: Por motivos cármicos, um indivíduo tem de nascer no ano de 1900, para esgotar uma dívida cármica na família X. Mas a dívida é mínima. Ele sofreu e fez sofrer relativamente pouco. Ora, um filho que está para nascer e nasce morto, acarreta, naturalmente, sofrimento aos pais. Por sua vez, o trabalho do Ego, para tomar novos corpos, representa determinado sofrimento, que poderá, até certo ponto, ser avaliado, lendo-se o livro de Francisco Cândido Xavier: "Missionário da Luz". Desta forma, houve duplo esgotamento cármico.

O feto não chegou a viver, isto é, a ter vitalidade, mas o Ego que contribui para a formação daquele feto, esteve sob a ação do carma, porque o carma não se produz somente no plano físico, mas também nos superiores. 

O indivíduo acima citado teria, por outro lado, que se unir por laços de parentesco à família Y, no ano de 1915. No intervalo de 15 anos, entre a morte do feto na família X e o nascimento da criança na família Y, houve tempo para mais alguns reajustamentos cármicos nos planos superiores.

Pode existir carma sem vida física, porque não é somente durante a vida física que se contrai carma. O Carma é uma lei de ação e reação permanente. (...)"

(Alberto Lyra - O Ensino dos Mahatmas - IBRASA, São Paulo - p. 217/219)


Nenhum comentário:

Postar um comentário