OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


sexta-feira, 4 de outubro de 2013

REENCARNAÇÃO: VIAGEM DA ALMA PARA A PERFEIÇÃO (PARTE FINAL)

"(...) É melhor satisfazer desejos menores ou insignificantes, porque assim nos livramos deles. Mas é preciso fazê-lo com sabedoria e discernimento, senão até os pequenos desejos podem voltar com mais vigor, reforçados pela experiência. Pessoas com tendência a beber, por exemplo, costumam 'raciocinar' assim: 'Hoje beberei quanto quiser e amanhã ficarei sem beber.' Após várias repetições da experiência, o resultado mais comum é descobrir que se formou um hábito e, então, será difícil abandoná-lo. O mesmo pode acontecer com qualquer outro desejo. 

Deus não é um ditador que nos enviou aqui e nos ordena o que fazer. Ele nos deu livre-arbítrio para fazermos o que quisermos. Já ouvimos muita coisa sobre a importância de ser bom. Entretanto se todos nós vamos direto para o céu quando morremos (como alegam alguns), de que adianta fazermos o bem enquanto estivermos aqui? Se todos recebem a mesma recompensa no fim da vida, por que não ser um pessoa ambiciosa, egoísta, já que o caminho do mal geralmente é mais fácil de trilhar? Seria inútil imitar a vida dos grandes santos se, ao morrer, todos nós - tanto os bons quanto os maus - nos tornássemos anjos.

Por outro lado, se no plano de Deus estamos todos destinados a ir para o inferno, será igualmente inútil nos preocuparmos com o comportamento nesta vida. E de que valeria vigiar as ações, se nossas vidas fossem como automóveis, que quando estão velhos são lançados na sucata, e ali terminam? Se nisso se resume a vida do homem, não há necessidade de ler as escrituras ou de exercitar o autocontrole."

(Paramahansa Yogananda - A Eterna Busca do Homem - Self-Realization Fellowship - p. 215)


Nenhum comentário:

Postar um comentário