OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


domingo, 6 de outubro de 2013

VIVER E APRENDER (1ª PARTE)

"A maioria das pessoas conclui rapidamente que não existe significado para a vida, porque jamais se preocupam em investigar o verdadeiro propósito da vida. Segundo elas, a morte é o fim e isso é tudo. Estabelecemos metas muito curtas para nós mesmos. Contanto que tenhamos uma meta, sentimos que nossa vida é significativa. Mas quase todas as nossas metas são transitórias. Nós cumprimos uma meta e depois saímos atrás da outra. Devemos compreender que a busca do significado da vida é uma busca espiritual que cada um tem de empreender. A vida de todas as pessoas é significativa, desde que mudemos nossa atitude com relação ao que a vida nos traz. A vida de um professor ou de um estudante, de um médico ou de um engenheiro, de um homem de negócios ou de um varredor - a vida de todos - poderia ser significativa desde que cada um a vivesse com o objetivo de autorrealização e da autotranscendência.   

Daí a importância de compreender a vida como um filme, uma escola e uma peregrinação, e o homem como ator, aluno e peregrino. Mas que homem? A individualidade, o ego que é o ator, o experimentador e também o eterno peregrino. É esse ego ou ator que escolhe o mundo como palco, tela ou plataforma para representar o filme da vida, antes de nascer. Ele escolhe as circunstâncias, a família os pais, os coautores, a personalidade, etc. 

A palavra 'personalidade' deriva da palavra latina persona, que significa 'máscara', e era utilizada pelos atores. Por trás da máscara o ator permanecia oculto e anônimo. Esses diferentes papéis interpretados pelo ator são nossas personalidades. Ficamos tão absortos na representação do nosso papel nessa vida mundana que raramente percebemos nosso verdadeiro eu. Vale ressaltar que o ego aqui mencionado não deve ser confundido com o ego da psicologia moderna, que se refere à personalidade mortal, conforme o denominava São Paulo, que ainda o subdividia em corpo natural (abrangendo o corpo físico e o etérico) e o corpo psíquico. 

Numa determinada vida representamos o papel de mãe, pai, irmão, irmã, empregado, funcionário, magnata de negócios ou varredor. Devemos tentar desempenhar nosso papel da melhor maneira, não importa o quanto possa parecer insignificante. Às vezes, num filme, vemos que o desempenho de um ator secundário é mais aplaudido que o do herói - um papel aparentemente insignificante ganha proeminência. De certa maneira, não existem papéis insignificantes. O que importa é a nossa atitude. O sucesso de um filme depende de cada um dos atores desempenhar seu papel bem; dependemos também de outros atores em nossa vida real. (...)"

(D. B. Sabnis - Revista Sophia nº 45 - Pub. da Ed. Teosófica, Brasília - p. 24/25)


Nenhum comentário:

Postar um comentário