OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


sábado, 15 de março de 2014

LEI DA JUSTIÇA DIVINA (PARTE FINAL)

"Uma vez desencadeada a ação, há uma tendência à reação, em direção à própria pessoa. Contudo, não é uma fatalidade que inexoravelmente terá que ocorrer. No exemplo citado, a criança pode desviar da bola quando a mesma retornar. Pode ainda colocar uma almofada em si para amortecer o choque da bola em seu corpo! Há a possibilidade dela agarrar prazerosamente essa bola; ou, talvez, pela sua inabilidade, sofrer um ferimento. Múltiplas ocorrências são possíveis, dependendo do procedimento da criança após o desencadear da ação...

Assim é o karma, um processo altamente dinâmico, onde uma nova ação pode introduzir novo vetor na reação, modificando seus efeitos.

Isso serve de alerta aos comodistas ao suporem ser tudo fatalidade, destino, e impossível de ser modificado. Tudo depende da nossa postura, pois a cada momento estamos colhendo o karma semeado no passado; e, no mesmo instante, semeando o karma a ser colhido no futuro.

Repetimos: há uma tendência, uma inclinação para a reação acontecer tal qual foi a ação; mas há o livre-arbítrio para alterar os efeitos dessa reação, intensificando-a, atenuando-a, ou até mesmo anulando-a."

(Antonio Geraldo Buck - Você Colhe o que Planta – Ed. Teosófica, Brasília, 2004, p. 17)


Nenhum comentário:

Postar um comentário