OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


domingo, 2 de março de 2014

O QUE É A VERDADE? (1ª PARTE)

"Em Nova Déli, exploramos tanto a parte nova como a antiga da cidade, visitando o Túmulo de Gandhi, a Mesquita de Jama, o Forte Vermelho, a Praça do Luar e muitos outros lugares fascinanes e interessantes, de importância religiosa e histórica. Vale a pena visitar Jaipur e o famoso Palácio da Cidade, que agora abriga um museu contendo manuscritos raros.

Tivemos a rara oportunidade de visitar o Taj Mahal numa noite de lua cheia. Todas as pessoas do nosso grupo permaneceu em silêncio por cerca de 20 minutos, contemplando a beleza, simetria, ordem e proporções impecáveis. É uma das Sete Maravilhas do Mundo e foi construído pelo Imperador Shahjehan como um mausoléu para sua Rainha Mumtaz Mahal, em mármore branco. É um símbolo universal de amor. As muralhas e palácios, famosos pelas intrincadas incrustrações, são testemunhas silenciosas dos conhecimentos matemáticos e geométricos dos antigos construtores indianos. Indubitavelmente, pertenciam a antigas corporações, integradas por homens iniciados no ato de transmitir beleza, amor e ordem Divina em prédios de pedra e mármore. O Taj Mahal pode ser chamado de uma 'história de amor em pedra'.

Nossa visita a Benares foi muito instrutiva e compensadora. O guia fez uma excelente dissertação sobre os costumes religiosos, métodos de sepultamento e história dos muitos templos famosos, tanto budistas como hinduístas. A ideia para este capítulo ocorreu-me quando um membro do nosso grupo perguntou ao guia:
-Acha que as crenças dos budistas representam a Verdade?
Ao que o guia respondeu:
- O que é a Verdade?
Dois mais dois são quatro. Buda ensinou a verdade quando disse que 'a ignorância é o único pecado'. Achei que o jovem guia respondera de forma muito inteligente.

Recordem a seguinte passagem do Livro de João: Perguntou-lhe Pilatos: O que é a verdade? Tendo dito isto, voltou aos judeus e lhes disse: Eu não acho nele crime algum (João, 18:38). A pergunta de Pilatos não foi respondida. A Verdade é Deus e Deus é a Verdade; e Deus não pode ser conhecido no sentido absoluto. Contudo, podemos aprender as leis da mente e começar a pensar certo, sentir certo e agir certo, o que transforma nossas vidas. Os antigos diziam: 'A Verdade é aprendida no silêncio, a Verdade é sentida em silêncio, a Verdade é transmitida no silêncio, pois Deus habita no silêncio.' (...)"

(Joseph Murphy - Sua Força Interior - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro, 1995 - p. 58/59)


Nenhum comentário:

Postar um comentário