OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


sexta-feira, 21 de março de 2014

IGNORÂNCIA E ILUSÃO (1ª PARTE)

"Buda assinalou que a ignorância é a causa da dor; ignorância não como falta de conhecimento, mas como ilusão. Meu sentimento de que sou diferente do paquistanês, do americano ou do chinês tem raízes na ilusão. O nacionalismo está radicado na ilusão, e daí surge a divisão e o conflito.

Se a raiz do conflito está na ilusão, o conflito pode terminar porque a ilusão pode terminar. Você saberá que não é diferente de um ser humano que vem de uma outra família. Você verá a diferença somente como cor de pele, altura, tipo de comida, e isso não é importante. Quando se dá importância, cria-se divisão. Ela surge quando atribuimos superioridade ou inferioridade a uma diferença. Diferenças não criam divisão. Nunca tivemos guerra entre pessoas altas e pessoas baixas, pelo menos até agora...

Se eu não noto que um africano é negro e um europeu é branco, algo está errado com meus sentidos. Mas se digo que os brancos são superiores, eu me transformo num racista e ponho fim à fraternidade entre os homens. Por que a mente age assim? Porque abordamos as coisas com algum tipo de desejo. Se eu lhe perguntar se a figueira é superior ao eucalipto, como você responderia? Se você quiser sombra, a figueira é superior. Se quiser óleo, o eucalipto é superior. Se não quer coisa alguma, o que seria superior? O sentimento de superioridade está ligado ao fato de eu querer que as coisas me sejam favoráveis, e essa é a essência do processo egóico. (...)"

(P. Krishna - As causas do conflito - Revista Sophia, Ano 11, nº 43 - Pub. da Ed. Teosófica, Brasília - p. 25)


Nenhum comentário:

Postar um comentário