OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


terça-feira, 17 de setembro de 2013

O AMBIENTE MODELA NOSSOS DESEJOS

"Os desejos são formados de acordo com o ambiente; são criados e, portanto, limitados pelas percepções dos sentidos. Visitar uma exposição ou feira local satisfaz o desejo de um pouco de diversão; mas depois que você visitar uma feira mundial e vir todos os diferentes produtos ali expostos, a feira local já não será atraente. Isso ilustra a importância de ter comunhão com Deus agora, para compará-la com as alegrias terrenas inferiores; seus desejos, então, serão de natureza muito mais elevada e avançada. O desejo de unir-se a Deus é o maior de todos. Quando você se satisfaz com qualquer desejo menor, logo escolhe outro mas, quando tem Deus, todos os outros desejos são completamente satisfeitos. 'Buscai, em primeiro lugar, o reino de Deus e Sua justiça; e todas estas coisas vos serão acrescentadas.' Por que não satisfazer primeiro o desejo mais elevado? Pois quando Ele responde à prece para conhecê-Lo, todos os outros desejos se realizarão instantaneamente, por toda a eternidade.

Talvez você ache que não tem desejos. Bem, muitas vezes tenho observado o que acontece quando as pessoas vão fazer compras. Podem não ter qualquer desejo específico de comprar, mas repentinamente algo atrai sua atenção e pensam: 'Preciso ter isso!' Dia e noite, o objetivo persiste em suas mentes, até que finalmente o compram, mesmo que tenham de pedir dinheiro emprestado. Então, depois de tê-lo por algum tempo a felicidade da posse esfria e querem outra coisa. Vemos pessoas que dizem: 'Se pelo menos eu pudesse ter mil dólares (ou um carro, ou uma piscina)' e, quando o desejo é satisfeito, anseiam por algo diferente. Desejos humanos são imperfeitos, por isso sua realização não leva à felicidade perfeita.

O ambiente mundano tentará evitar que você se lembre que o único desejo que vale a pena é ter Deus. Mas você deve tentar se lembrar disso todos os dias. E quando tomar a decisão de não fumar, de não comer imoderadamente, de não mentir ou de não enganar, seja firme em seus bons propósitos; não fraqueje. Um ambiente inconveniente mina a força de vontade e é um convite aos maus desejos. Viva com ladrões e pensará que roubar é o único meio de vida. Viva com pessoas divinas e, após obter a comunhão com Deus, nenhum outro desejo o tentará. Tudo perderá a graça. Por isso, mesmo alguns minutos de meditação profunda ou a companhia de um santo serão uma balsa de inspiração, para transportá-lo pelo oceano da ilusão, rumo às praias de Deus."

(Paramahansa Yogananda - A Eterna Busca do Homem - Self-Realization Fellowship - p. 128/129)


Nenhum comentário:

Postar um comentário