OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


sexta-feira, 6 de setembro de 2013

O CRISTIANISMO TEM SIDO SUFICIENTEMENTE PRATICADO? (1ª PARTE)

"Os críticos dizem que é nisso que o cristianismo falha; que nem as suas formas ortodoxas nem seus oficiantes respondem com sucesso ao anseio da alma humana por luz e entendimento espiritual e intelectual. As influências espiritualizantes e purificadoras que podem motivar o homem a abandonar seus caminhos errôneos não são, é alegado, encontradas na religião ocidental. Essa é uma crítica severa, mas, onde quer que a falha possa estar, não pode ser realmente negado que a maldade é, de fato, excessiva na Terra. Uma resposta já foi adiantada. É a de que o ideal cristão não tem sido plenamente exercitado; que ele é, de fato, constantemente negado pelo modo de vida seguido por cristãos professos. O conselho e exemplo de Cristo incorporados em sua vida e em suas palavras: 'Isto vos ordeno: amai-vos uns aos outros' (Jo 15:17) e 'como quereis que os outros vos façam, fazei também a eles' (Lc 6:31) são ignorados. (...) Poucos, na verdade, aceitam e ratificam o nobre ditado de Einstein: 'O homem está aqui por causa dos outros homens'.

A acusação pode, entretanto, ser considerada muito radical, pois embora seja verdadeira na maior parte da ação coletiva, não o é definitivamente na prática individual, que inclui 'a multidão de caridades não ostentadas pelos homens.' Todavia, é ainda verdade que, exceto em certas ordens religiosas, o cristianismo não tem sido praticado coletivamente. O mundo moderno tem-se, por exemplo, confrontado com fenômenos como Hitler, Mussolini e seus sucessores no campo internacional; a desonestidade prevalecente nos negócios, incluindo o tráfico (especialmente para os jovens) de narcóticos, frequentemente dados gratuitamente para induzir o vício; prostituição e escravidão branca; a franca e quase exclusiva perseguição dos prazeres temporais; entretenimentos e propagandas pelo rádio e televisão que, deliberadamente e por lucro, incitam a ilegalidade, sensualidade e padrões artificiais de vida, tudo isso são características difundidas pela civilização ocidental moderna. (...)"

(Geoffrey Hodson - A Sabedoria Oculta na Bíblia Sagrada - Ed. Teosófica, Brasília - p. 22)


Nenhum comentário:

Postar um comentário