OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


terça-feira, 3 de setembro de 2013

A SABEDORIA É PRÁTICA

"A pureza é recuperada quando a ação surge de uma consciência religiosa, na qual não há separação entre o ‘eu’ e o outro.

A sabedoria consiste nessa ação. Ela é diferente do conhecimento, em todos os aspectos. Conhecimento, no sentido usual do termo, é conhecimento de fatos. É uma acumulação de informações, e não exige que haja uma ação de acordo com os fatos ou com a informação conhecida.

A sabedoria tem características totalmente diferentes, pois não pode existir sem que se expresse na qualidade dos relacionamentos e das ações. Por isso a sabedoria é sempre prática. Onde quer que haja uma divergência entre pensamento e ação, teoria e prática, haverá ausência de sabedoria. Tais divergências são uma negação da verdade.

Como Teosofia é a Religião-Sabedoria, ela exige que haja um progresso contínuo na eliminação da distância entre o pensamento e a teoria, de um lado, e a ação e o relacionamento, de outro. O estudo teosófico só é válido se realmente eliminar essa distância.

Estudar teosofia implica que os contatos e as relações com o mundo, em todos os níveis, devem-nos aproximar ao máximo da compreensão da unidade do ser. Na Natureza a existência de inúmeras formas, ilimitadamente diferentes, tem um propósito e é parte de um plano.

Quando gera competição e luta, a diversidade aprisiona a mente humana na ilusão, no sofrimento e no mal."

(Radha Burnier - O Caminho do Autoconhecimento - Ed. Teosófica, Brasília 2000, p.33/36)


Nenhum comentário:

Postar um comentário