OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


quarta-feira, 4 de setembro de 2013

O ESPÍRITO IMANENTE E TRANSCENDENTE

"(...) - Ao homem da ciência e intelecto aguçado, pode parecer difícil a simples ideia de que o substrato da matéria seja, apenas, amor, e que as leis regentes dos diferentes sistemas de mundo e colossais Universos sejam legisladas pelo maior de todos os monarcas, o Espírito ou Brahman.

- Não importam o nome que as diferentes tradições impõem ao Inominável. Aquele que a tudo emana, como dizem nossas escrituras, é Tadvanam, o Bem-Amado de todos, pois permeia com Sua energia Universos sem fim. (...)

- Com Seu imenso Espírito, Isham Idyam, o Adorável uno, Ele está nas flores, nos átomos, nas moléculas e nos pássaros, nas árvores, no murmúrio dos regatos silenciosos e nas estrelas distantes, unificando a vida como o fio de um cordão de pérolas. E apesar de estar em tudo, não está em coisa alguma, mas além de tudo. Sua imanência e Sua transcendência foram descritas nos sagrados Vedas.

- Ele é o Incriado imanifestado que manifesta mundos pela Eternidade. A evolução natural dos seres, dos reinos mineral, vegetal, animal e humano não ocorre por mero acaso, mas porque o Espírito permeia toda a existência modelando a forma com dedos de fadas.

- A evolução é um processo dirigido pela Inteligência cósmica de dentro para fora. Quanto mais a ciência ocidental investigar a natureza quântica, tanto mais perceberá que os Universos surgem de aparentes 'vazios' onde há Inteligência modeladora. Na realidade, não há vazio, mas informação, o amorfo em estado seminal. 

- Mas ele também está nas montanhas, nos alcantilados cumes, na brisa do mar, no soar do tambor, na luz generosa que desponta no horizonte, no orvalho da manhã, na beleza imarcescível das flores. Ele está no ribombar do trovão, na luz do relâmpago, e na delicadeza do vagalume. Nas alturas colossais, bem como nas profundezas insondáveis dos oceanos.  (...)

- É dito pelos grandes iluminados que Deus é o eterno amante da alma. Ele a aguarda, pacientemente, enquanto permanece nos devaneios da ilusão, até que desperte para a importância das bodas da autorrealização no Espírito.

- Se todos soubessem, tal como os santos, o que é amar a Deus (o Espírito), este mundo não seria um lugar de trevas, mas o imperecível reino da alegria, ananda (bem-aventurança) que nenhuma adversidade pode lancetar. (...)"

(Alexandre Campelo - O Encantador de Pessoas - Chiado Editora - p. 29/30)
www.chiadoeditora.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário