OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O VALOR DO SILÊNCIO


“Em nossos ashram, os devotos são estimulados a praticar o silêncio. É parte vital do seu sadhana ou busca de Deus; porque se não aprendermos um pouco sobre a observância do silêncio, nunca saberemos de fato o que é escutar a voz de Deus. É muito difícil conhecer a Deus se não pusermos em ação os bons hábitos; e aprender a controlar nossas palavras é essencial.

Guruji era muitíssimo contrário a mexericos, absolutamente intolerante a isso. Ele o considerava um dos hábitos piores e mais cruéis já alimentados pela humanidade. Para as pessoas que se aproximavam dele com fofocas, ele sempre dizia: “Escutei suas palavras maldosas a respeito de outras pessoas. Agora, quero que fale contra você mesmo. Chame minha atenção a seus defeitos, porque você também os tem.”

Guruji apresentou uma linda ilustração: “Esta boquinha que temos é como um canhão, e as palavras são a munição. Elas destroem muitas coisas. Não fale em vão; só fale quando achar que suas palavras vão fazer o bem.”

Em muitas religiões se encontram pessoas que observam o silêncio. Na Índia, chamam essa prática de mauna, e aquele que a pratica, de muni. Todo devoto que gostaria de conhecer Deus deve reservar uma parte do dia para praticar essa maravilhosa qualidade. Isso pode ser feito se tomamos a decisão de que queremos fazê-lo.

“O grande homem”, dizia Guruji, “fala muito pouco; mas quando fala, as pessoas o escutam.” É verdade, você nunca encontrará um grande homem que seja muito loquaz. Ele se inclina a ser mais silencioso, a comprometer-se mais em escutar do que falar. Mas quando ele fala, todos escutam.”

Ashram – um eremitério espiritual, quase sempre, um mosteiro.
Gurují – estimado Mestre – no caso, Paramansa Yogananda

(Sri Daya Mata – Só o Amor – Ed. Self-Realization Fellowship - p. 165/166)

Nenhum comentário:

Postar um comentário