OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado diariamente com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O HOMEM SOFRE POR CAUSA DA SUA IGNORÂNCIA


“Quem pode compreender os desígnios de Deus? Quem pode conhecer seu jogo divino? Enquanto estiver preso pelo karma, o ser humano permanece sujeito à alegria e à tristeza. Isso é um fato para todo homem, seja ele sábio ou ignorante, bom ou malvado. É realmente raro aquele que alcançou a pura bem-aventurança! Somente o homem que se libertou de todos os apegos pode alcançar a felicidade eterna.

Neste mundo há mais sofrimento do que felicidade. A maioria das pessoas é infeliz. Deus, nosso Pai, é amoroso e gentil. Quem pode explicar por que Seus filhos sofrem?

O homem sofre por causa de sua ignorância. Essa ignorância é o sentimento do ego. Quando o homem se livra dele e entrega sua vida, mente e intelecto aos abençoados pés do Senhor de todas as coisas, renunciando a tudo o que pode chamar de seu, ele é realmente bem-aventurado. Ele é o único homem verdadeiramente feliz. O ser humano não pode realizar nada por si próprio. Só resta, então, uma coisa a fazer: orar a Deus incessantemente. Só assim poderemos esquecer completamente o ego e continuamente recordar que apenas Deus é real, que apenas Deus é a Verdade. Só assim conseguiremos nos livrar da ignorância.

Sri Ramakrishna costumava perguntar: “Quantos amam Deus da mesma forma que amam seus parentes e amigos? Quantos, algum dia, desejaram amá-Lo?

A mente é criada a partir dos três gunas, que também constituem o mundo exterior. Por essa razão, o prazer da mente é deter-se em pensamentos que pertencem ao mundo material. Essa é a verdadeira natureza da matéria mental. Somente pela graça divina o homem pode retirar a mente do mundo exterior e mantê-la fixa nos sagrados pés do Senhor.

Oro ao Senhor para ficar completamente livre da consciência do mundo físico. Que Ele me abençoe para que eu possa permanecer absorto nos Pés de Lótus do guru – esse é o único desejo do meu coração.”

(Swami Prabhavananda e Swami Vijoyananda- O Eterno Companheiro – Ed. Vedanta, São Paulo – p. 90/91)


Nenhum comentário:

Postar um comentário